Início Saúde Física Você tem sede de quê?

Você tem sede de quê?

45
0

“A compra (da Amacoco) faz parte da estratégia que fez a Pepsi incomodar a sua arquirrival Coca-Cola, dona da mais valiosa marca de refrigerantes do mundo. A Pepsi chegou a ter valor na Bolsa de Nova York superior ao da Coca, justamente por ter adotado, a partir dos anos 90, uma diversificação de seu portfólio de bebidas, incluindo produtos como sucos, chás e águas. O mercado de refrigerantes enfrenta quedas de vendas nos EUA e Europa há quase uma década. Cresce apenas em países emergentes”.

A passagem acima, retirada de uma notícia divulgada pelo Estadão na última quinta-feira, 13, retrata um cenário animador quando o assunto é hábitos saudáveis. Porém, para nós brasileiros, a última frase é preocupante. Se as empresas de refrigerantes já estão se adaptando à tendência do consumo de bebidas mais naturais e benéficas à saúde, por que então os países emergentes não seguem os mais desenvolvidos também na mudança de hábitos?

Muito se fala sobre a ingestão de refrigeirantes em excesso. O consumo diário de mais de um litro da bebida por dia está associado à diversos danos à saúde. Além das indesejáveis celulites, problemas dentários e irritação gástrica, os refrigeirantes prejudicam os músculos, o coração e podem causar tumores cancerígenos.

Uma Pesquisa feita pela Pro Teste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor aponta que, dos 24 tipos de refrigerantes analisados, sete têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. Seu efeito é lento, mas quanto maior o tempo de exposição e a quantidade do composto, maior a probabilidade de desenvolver o tumor. Abaixo quadro ilustrativo com o teste dos refrigerantes.

refrigerantes_cancer
A ilustração é parte integrante de matéria veiculada na Folha de São Paulo

“Seus hábitos e escolhas refletem sua condição física. Prefira bebidas e alimentos naturais e saudáveis”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui