Início Saúde Mental Você sabe diferenciar tristeza de depressão?

Você sabe diferenciar tristeza de depressão?

64
6

Acima você pode conferir alguns dos significados atribuídos a três palavras muito parecidas em seus sentidos. A pergunta que fica ao olhar as definições é: quando uma pessoa está realmente deprimida ou apenas triste e abatida? Como diferenciar a doença depressão desses sentimentos de tristeza, desânimo e abatimento?

A tristeza e o desânimo são vistos como uns dos sintomas mais chamativos da depressão, por isso são comumente confundidos com a própria doença. “A tristeza pode produzir sentimento de impotência, vontade de chorar, expectativa negativa quanto a eventos futuros, entre outros aspectos” de acordo com o Instituto de Psiquiatria da UFRJ.

É um sentimento passageiro e pode até ser considerado saudável, pois ajuda a pessoa a lidar com perdas e sofrimentos ocasionais através da superação. Se deparar com momentos de alegria e bom humor enquanto se passa por uma fase triste é completamente possível. Já na depressão, os sentimentos sombrios tomam a maior parte do tempo.

No caso da perda de um familiar ou amigo próximo, é normal alguém chorar e ficar em estado de melancolia por um período de tempo (cerca de 2 meses). Mas se o sentimento negativo não for embora e a pessoa se sentir desesperada, apática, indiferente, com falta de perspectivas ou prazer pela vida, o que era aparentemente uma tristeza sazonal, torna-se um claro sintoma de depressão.

As diferenças entre o sentimento e a doença da tristeza são sutis e devem ser observadas de perto. A depressão não é um defeito de caráter ou falta de personalidade e de vontade. Não é um sinal de fraqueza, mas sim uma doença grave que necessita de tratamento.

Outras características da depressão são:

  • Redução da energia
  • Diminuição da atividade
  • Diminuição da capacidade de concentração
  • Fadiga, mesmo após um esforço mínimo
  • Problemas de sono e/ou despertar matinal precoce, várias horas antes do habitual
  • Falta de apetite
  • Diminuição da autoestima e da autoconfiança, muitas vezes associada a ideias de culpabilidade e/ou indignidade
  • Lentidão psicomotora importante
  • Agitação
  • Perda da libido
  • Alucinações e outros sintomas psicóticos (nos casos mais graves)

A depressão pode ocorrer em três níveis diferentes: leve, moderado ou grave. Na primeira, há a presença de 2 ou 3 sintomas e a pessoa continua vivendo a sua rotina normalmente. Na depressão moderada, são 4 ou mais sintomas e a rotina já é algo difícil de se completar. No último caso, os sintomas são muitos e ocorrem a desnutrição, desidratação e os pensamentos suicidas. Se você desconfia que está sofrendo de depressão ou que algum amigo ou parente possam estar passando por isso, procure a ajuda de um médico o mais rápido possível.

6 COMENTÁRIOS

  1. A tristeza é um sentimento saudável a depender do nível. Como foi bem explicitado no texto ela nos deixa preparados para lidar com traumas e perdas. Mas a depressão é mais séria, e exige cuidados com psicólogos ou em alguns casos a ingestão de medicamentos, não se pode confundir tristeza com depressão. Excelente texto, bem explicativo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui