Início Saúde Mental Vício em tecnologia provoca problemas de saúde

Vício em tecnologia provoca problemas de saúde

65
0

O vício no uso excessivo de tecnologias existe e provoca inúmeros problemas de saúde, como bruxismo, tendência a controlar tudo e hiperatividade.

icone_blog Como saber se sou um viciado em tecnologia?

Segundo especialistas, as características são: pessoas automotivadas, competitivas, agressivas e com necessidade de realizar coisas a todo o tempo.

O maior problema disso tudo é a dificuldade em se desconectar e focar em apenas uma atividade. A ansiedade gerada pela tecnologia provoca a exaustão e impede o relaxamento total. Esta falta de foco provoca a diminuição da memória. De acordo com cientistas, as pessoas não estão desenvolvendo esta parte do cérebro, que só é exercitada quando há a atenção total em apenas uma atividade.

A pessoa viciada em tecnologia é assim graças a dopamina. Ao mexer no smartphone, por exemplo, a pessoa só consegue se ligar ao receber doses contínuas de dopamina, hormônio liberado pelo cérebro. A consequência é maior motivação, aumento dos batimentos cardíacos, melhora do humor e mais sono. No entanto, ao ir descansar, o cérebro não consegue se desligar e fica difícil dormir. Então a pessoa acorda cansada demais.

Felizmente, há solução para todo este problema:

  • Não mexer em qualquer plataforma tecnológica uma hora antes de dormir;
  • Deixar o relógio e o celular longe da cama;
  • Largar o despertador do smartphone.

Estas medidas simples, caso aplicadas diariamente, podem ajudar a recuperar o terreno do sono e das atividades físicas na rotina. Além de, claro, conquistar saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui