Início Saúde Física Vertigem: Atenção aos tropeços e tonturas!

Vertigem: Atenção aos tropeços e tonturas!

74
1

Mais comum entre vovôs e vovós, a tontura não é uma doença, mas serve como indicador que algo no organismo não está bem. Dados da SBO – Sociedade Brasileira de Otologia mostram que metade das quedas na terceira idade está relacionada à vertigem – – um tipo de tontura caracterizado pela sensação de rotação.

O problema pode ser de origem visual, neurológica, psíquica ou do sistema vestibular. Este último, e mais comum, é responsável pela orientação espacial e equilíbrio do corpo. Muitas vezes, quando a pessoa apresenta disfunção no sistema vestibular ela se isola, o que acaba agravando o quadro e pode gerar outras doenças.

Para isso, o tratamento é importante e não precisa ser através de medicamentos. A reabilitação vestibular é um tratamento alternativo que, embora ainda não comum no Brasil, é eficaz no combate ao problema e também nos sintomas relacionados ao uso de certos medicamentos.

As técnicas visam atingir a compensação vestibular através da estimulação fisiológica e da capacidade de organização do Sistema Nervoso frente ao paciente e a lesão. Dois novos métodos entram nesse quadro. Um deles é baseado na realidade virtual e o outro numa placa de sensores colocada na língua do paciente. Em ambas, o objetivo é estimular o organismo a reencontrar seu ponto de equilíbrio.

Entenda melhor na imagem abaixo:

imagem labirintite
Parte integrante de matéria veiculada no jornal Folha de São Paulo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui