Início Saúde Social Lançado Guia para explicar o que é Recall

Lançado Guia para explicar o que é Recall

58
0

O questionário feito pela Fundação Procon foi respondido por 1.846 internautas. Com base na primeira pergunta, 85% dos internautas declararam saber o que é recall, mas após análise das respostas seguintes, a pesquisa apurou que somente 17% dos entrevistados de fato sabiam o  significado.

Ainda de acordo com o levantamento, na opinião de 72% dos internautas a divulgação do recall nos meios de comunicação não é suficiente e 61% deles consideram que as informações constantes no texto do chamamento não são claras.

Por isso, o Procon lançou um guia que reúne, de forma bem didática, todas as informações necessárias sobre o assunto.

Quando um fornecedor fabrica um produto ou oferece um serviço e, após estar no mercado, descobre que apresenta um defeito que pode colocar em risco a segurança ou saúde do consumidor deverá, imediatamente, promover o recall.

Para isso, deve comunicar às autoridades competentes e então informar, por meio de anúncios na TV, rádio, jornal, que esse produto ou serviço tem defeito, quais os riscos que ele oferece e o local a ser procurado para solução.

O problema poderá ser solucionado por meio de conserto, troca do produto ou mesmo a devolução do valor pago pelo consumidor, quando não houver meio de reparar o defeito. O reparo é totalmente gratuito, ou seja, QUANDO OCORRE UM RECALL OU AVISO DE RISCO não pode acarretar qualquer custo ao consumidor.

Qualquer pessoa que encontrar um riso desse tipo pode levar a conhecimento do fornecedor, Procon ou demais autoridades a notícia de acidente de consumo.

Veja o guia na íntegra e fique por dentro dos seus direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui