Início Saúde Financeira Veja como economizar dinheiro na hora de comprar seus móveis

Veja como economizar dinheiro na hora de comprar seus móveis

68
0

Morar sozinho é um marco de independência. No entanto, dar este passo envolve muitas despesas, portanto exige um bom planejamento financeiro. Na hora de mobiliar sua nova casa, sobretudo se este for seu primeiro lar, vá com calma. Opte por comprar o básico para conseguir realizar sua mudança e morar com certo conforto.

Depois, juntando dinheiro e abrindo mão de algumas despesas, você vai decorando “seu canto” com tranquilidade, curtindo mesmo a experiência, ao escolher móveis e objetos com a sua cara! Veja abaixo algumas dicas de como economizar dinheiro na mudança.

Primeiro, itens básicos!
Você vai ver aqui uma lista de itens avaliados como básicos na montagem de uma casa. No entanto, é importante adequar essas recomendações ao seu estilo de vida. Por exemplo: se você não tem a menor pretensão de cozinhar, gastar dinheiro na compra de um fogão, logo no início, pode ser uma decisão bastante equivocada.

Da mesma forma, se neste momento pretende continuar lavando suas roupas na casa dos seus pais, dispense a máquina da lista, ao menos por enquanto. Por outro lado, se você não vai contar com ajuda para os serviços domésticos, investir nesse item pode ser boa opção. A lista inclui:

Eletrodomésticos: fogão, geladeira, forno de microondas, máquina de lavar roupa, ferro elétrico e chuveiro.

Eletroeletrônicos: TV e notebook

Móveis: num primeiro momento, invista na cama (com um bom colchão e travesseiros). Para guardar suas roupas, você pode pensar em uma cômoda e uma arara (cabideiro) e depois planeja a compra de um armário. Para a cozinha e banheiro, você pode comprar armários modulares, numa quantia mínima que lhe possibilite organização. Para a sala: mesa e cadeiras, sofá e rack, sem urgência.

Utensílios domésticos: você vai precisar de louças, panelas, talheres e alguns artigos de lavanderia.

Enxoval: comece com o mínimo necessário: dois jogos de cama, dois de banho e alguns panos de prato.

Compartilhe a decisão
Conte com a ajuda de familiares e amigos para dar este salto rumo à independência. Você pode organizar uma espécie de “chá bar” bem divertido, onde alguns itens podem virar presentes bem úteis.

Você pode contar também com ajuda para a decoração: pode levar os móveis do seu quarto de solteiro, uma TV emprestada até que adquira a sua, e assim vai. Use toda a sua criatividade na decoração: móveis antigos podem dar um toque bem especial. Aproveite.

Planeje-se
Com base nessas informações, inicie seu planejamento. Liste os itens dos quais vai precisar e, principalmente, aqueles que vai comprar. Feito isso, pesquise preços e considere a possibilidade de comprar alguns artigos usados para economizar.

Inclua no seu planejamento os gastos com internet, telefonia e TV a cabo, começando pelo mais importante para você.

A sua mudança pode envolver também pequenos reparos no imóvel, a contratação de um profissional de serviços gerais para ajudá-lo em algumas instalações e uma boa compra de supermercado.

Na hora de comprar
Confira as dicas e observe alguns cuidados:

  • tire todas as medidas do imóvel, por ambiente, para não errar na compra. Já pensou gastar seu dinheiro em uma geladeira que sequer passa pela sua porta de entrada?
  • pesquise preços e visite lojas diferentes. Avalie a qualidade do estabelecimento, de preferência com a indicação de amigos ou optando por marcas conceituadas no mercado. Você pode utilizar a internet para verificar se há reclamações graves sobre o estabelecimento que escolheu.
  • observe a qualidade dos produtos. Economizar dinheiro é importante, mas muitas vezes o barato sai caro. Opte por móveis mais fortes e duráveis. No caso dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, escolha marcas que lhe garantam bom serviço de assistência técnica perto de casa depois, caso precise.
  • na hora de comprar o sofá e a cama, avalie bem a estrutura, se são fortes e confortáveis o suficiente. Capriche ao escolher o seu colchão, optando pela densidade correta (precisa ser adequada ao seu peso, para que não “afunde” daqui a um tempo).
  • analise termos de garantia, prazos de entrega e condições para montagem. Fique atento ao agendamento (entrega e montagem).
  • caso efetue suas compras online, verifique muito bem a procedência do estabelecimento, segurança, condições de pagamento e entrega. Pesquise sobre a qualidade e reputação da loja, em sites de proteção ao consumidor.
  • cuidado com o parcelamento e observe a incidência de juros. Negocie preços.

Para casais!
Para os que começam a vida a dois, as dicas são praticamente as mesmas. A diferença é que o casal deve exercitar a habilidade de planejar em conjunto, definindo a lista de prioridades em conjunto.

Geralmente, o quarto é o ambiente da casa onde mais o casal deve investir, considerando que familiares e amigos costumam presentear com eletrodomésticos, artigos de cama e mesa.

Fonte: Finanças Práticas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui