Início Saúde da Mulher HPV Vacina contra HPV começa a ser distribuída a partir de 10 de...

Vacina contra HPV começa a ser distribuída a partir de 10 de março

47
1

A novidade é que a distribuição já TEM DATA CERTA! A partir de 10 de março as meninas de 11 a 13 anos poderão ser vacinadas nos 36 mil postos da Rede Pública de Saúde.
O Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma das principais causas do câncer do colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres e a 4ª maior causa de óbitos femininos. Ele também é a causa de infecções orais associadas aos cânceres de orofaringe, como: amígdalas, base da língua, palato mole e paredes da cavidade interna da faringe.  A Vacina contra o Vírus custa aproximadamente R$ 1.000 (totalizando as três doses necessárias) e ajuda a diminuir de maneira expressiva a incidência dessas doenças. O alto custo, no entanto, torna a vacinação impossível para a maior parte da população.

1028452_61302173Já havíamos contato em posts anteriores que o governo passaria a ofertar gratuitamente essas vacinas no SUS, a novidade é que a distribuição já TEM DATA CERTA! A partir de 10 de março as meninas de 11 a 13 anos poderão ser vacinadas nos 36 mil postos da Rede Pública de Saúde. A vacina estará disponível durante o ano todo.

Além dos postos de saúde, a campanha realizará a vacinação nas escolas públicas para se aproximar do público e abranger o maior número de meninas. A meta é vacinar 80% do público-alvo, ou seja, mais de 4,1 milhões de meninas.

O assunto é complexo e muitas mães ainda estão inseguras com a vacinação! Por isso, o Blog da Saúde fará de hoje até sexta-feira que vem uma série com 6 posts esclarecendo as dúvidas sobre a Campanha!

Para começar, ontem – 23/01/2014 – participamos de encontro com Ministro da Saúde, Alexandre Padilha para ficarmos a par de tudo! Confira na integra o hangout com o ministro.

1 COMENTÁRIO

  1. na rede publica foi limitado pela idade de 11 a 13 anos a vacina contra hpv e as outras adolescentes de 13 em diante que ainda não tiveram a sua primeira relação sexual não poderão ser vacinadas? Se o ginecologista após exame ginecológico encaminhar um pedido de vacinação poderá ser aceito para tal fim? quem é de família que já ocorreu câncer ginecológico e está acima da idade limite e ainda não ter tido a primeira relação sexual poderá ser vacinada?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui