Início Saúde Física Especial Câncer Uso do sutiã não está ligado com o risco de câncer de...

Uso do sutiã não está ligado com o risco de câncer de mama

102
0

Cientistas do Centro de pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, estudaram se o sutiã pode contribuir para elevar o risco de sofrer com câncer de mama. Foram observados os tipos de sutiã que as mulheres usavam, desde quando e por quanto tempo durante o dia.

Não houve evidências de que usar sutiã está associado com o câncer de mama.

Foi decidido que este tema seria pesquisado após o grande número de textos que sugeriam a dificuldade na circulação e drenagem que o sutiã causava. Em um livro publicado em 2005, os autores afirmavam ter evidências da ligação entre o sutiã e o risco de câncer.

Mais de mil mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama, entre 2000 e 2004, foram comparadas com 469 mulheres que não sofreram deste mal.

Todas as participantes haviam passado pela menopausa e apresentava idade entre 55 e 74 anos. Para elaborar a pesquisa, foram pedidos, além do modelo do sutiã, o formato e o tempo de uso diário, o histórico familiar de câncer de mama, o peso e a altura, o nível educacional, renda, força, uso de hormônio e se haviam feito mamografia recentemente.

Os pesquisadores afirmam que é preciso tomar cuidado com o que é divulgado na internet. Muitas informações não apresentam dados verídicos e pesquisados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui