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Uma coisa é unânime quando o assunto é a beterraba: seus benefícios!

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beterrabas_inmagineHá quem ame, mas também há quem odeie. Porém, uma coisa é unânime quando o assunto é a beterraba: seus benefícios!

A beterraba possui alta concentração de carboidrato e tem ótimo valor nutricional, inclusive suas folhas. E o melhor é que pode ser consumida de variadas formas. Sopa, in natura, sucos, conserva etc. Sua cor vermelha/ roxa é resultado da pigmentação de uma substância chamada betalaína. “Esta substância é um ótimo antioxidante natural, que age contra o envelhecimento celular e reduz o risco de alguns tipos de câncer”, diz a nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

O legume é rico em vitamina A, B e C. A primeira auxilia no bom funcionamento da visão, a segunda é de grande importância para o sistema imunológico, incluindo o ácido fólico este relacionado à boa formação fetal, e a última é que possui ação antioxidante e atuação benéfica sobre o sistema imunológico.

Uma curiosidade é que apesar de ser fonte de açúcar, a beterraba não deve ser retirada da dieta dos diabéticos, a nutricionista esclarece que por seu teor de glicose, deve ser adaptada dentro de um contexto de uma alimentação saudável, porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico. Alguns estudos apontam que a beterraba possui uma quantidade significativa de nitratos, a substância aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos, com consequente melhora do fluxo de sangue e a passagem de oxigênio. Com isso algumas pesquisas têm demonstrado que esse efeito reduz os riscos de doenças como o acidente vascular cerebral e a demência, e recentemente tem sido apontada como importante fator para redução da hipertensão.

“Outros nutrientes encontrados na beterraba podem interferir positivamente na redução da pressão arterial, é o caso do potássio que deve estar em equilíbrio com o sódio intracelular e do ácido fólico que tem ação protetora sobre os vasos sanguíneos, melhorando a flexibilidade dos vasos” esclarece Cyntia Bassi.

blog_piscandoRoxoDICA!

Na hora de escolher verifique se a beterraba está isenta de rachaduras e manchas, se sua cor é intensa e prefira em tamanho pequeno ou médio –  esses cuidados garantem melhor preservação dos nutrientes, mais sabor e maciez. Ai é só aproveitar seus benefícios! O suco do legume, por exemplo, garante o consumo desses nutrientes e é simples de fazer. Bata no liquidificador: 1 beterraba grande (descascada e picada) junto com o suco de 4 laranjas. Aí é só coar e beber em seguida. 

Recentemente a Associação Americana de Hipertensão realizou um estudo em que analisaram homens e mulheres com pressão arterial sistólica entre 140 a 159mm Hg, que não tomavam medicação para pressão arterial e sem complicações médicas. Eles ingeriram diariamente um copo de suco da raiz, com uma pequena quantidade de nitrato (substância encontrada na beterraba) e tiveram sua pressão monitorada por 24hs. Segundo a pesquisa os participantes apresentaram uma redução da pressão arterial.

E já que falamos em pressão arterial, não se esqueçam que dia 26 de Abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Saiba mais sobre a campanha de 2013, clicando aqui.

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