Início Saúde Social Turismo Voluntário: uma nova maneira de ver o mundo

Turismo Voluntário: uma nova maneira de ver o mundo

38
1

Aliar viagens, novas experiências, culturas e ainda praticar o bem. Essa é a ideia.

Imagem: Aoka/divulgação

Também pode ser chamado de volunturismo, a ação solidária que consiste em visitar destinos e ajudar instituições, trabalhando em comunidades; entre muitas outras ações sociais.

Quem escolher o volunturismo paga pela viagem e também pela acomodação – nada de regalias em resorts – a proposta é outra.

Geralmente, são os jovens os mais interessados, mas há opções para diferentes gostos. Veja abaixo instituições que desenvolvem programas de volunturismo indicadas pelo Viaje Aqui:

Instituto Ekkobrasil
Possui o Projeto Lontra, em que os voluntários atuam na Lagoa do Peri, em Florianópolis, no Morro dos Macacos, na Praia de Naufragados e na Ilha de Portobelo, todos em Santa Catarina e realizam monitoramento e análise do comportamento e da alimentação dos bichinhos. Há também o Projeto Baleia-Jubarte no Arquipélago de Abrolhos ou na Praia do Forte, na Bahia. Os turistas participam da observação de baleias e ajudam os pesquisadores a organizar os dados das viagens de barco, a fazer fotoidentificação e a catalogar dados no computador.

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Realiza o Projeto Boto no município de Tefé, no estado do Amazonas. O turista colabora com a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, sendo responsável pela limpeza e manutenção da base de pesquisas, preparando refeições e ajudando nas atividades de observação dos botos amazônicos. O Projeto Iauaretê, na mesma reserva, deve começar neste ano a aceitar grupos de voluntários. Eles trabalham na floresta montando armadilhas fotográficas e acompanhando os momentos de captura dos felinos.

Aoka Turismo Sustentável
O Projeto de Conservação do Macaco Muriqui tem caminhadas com pesquisadores. A partir deste ano, será possível visitar a Associação Pró-Muriqui, no Vale do Ribeira, em São Paulo. Juntos, eles procuram os dormitórios dos macacos e observam seus hábitos.

Earthwatch
Um dos programas mais populares é a expedições em águas espanholas. O volunturista aprende a lidar com equipamentos de observação e aquisição de dados da vida no mar, especialmente dos golfinhos. Também há trabalhos aqui no Brasil, para a conservação do Pantanal e Amazônia.

Responsible Travel
Funciona como um banco de dados de agências de turismo que trabalham com o chamado “turismo responsável”. Você pode escolher um destino, um tipo de acomodação e o período, e o site mostra todas as opções cadastradas no sistema. Quem for para Machu Picchu pode ficar hospedado em um chalé cuja renda ajudará crianças órfãs do Peru.

I-to-i
Cria roteiros de acordo com o perfil do viajante. Ama animais? Tem jeito para ensinar crianças? Há o programa certo para cada cliente, não importa qual seja sua ocupação.

Voluntourism
O Voluntourismo possui algumas opções divertidas e interessantes para quem quer ser voluntário por pouco tempo. No site, os interessados podem conhecer experiências e ações de quem já participou dessas viagens e se inscrever nos programas.
A organização trabalha com três missões: educar sobre o voluntariado, incentivar a criação de programas de volunturismo e engajar viajantes para se tornarem voluntários. Para saber mais sobre cada uma delas entre em contato com vt@voluntourism.org.

Conhece mais alguma instituição com a mesma finalidade? Já participou deste tipo de turismo? Não deixe de compartilhar nos comentários!

1 COMENTÁRIO

  1. Recomendo para todo mundo a participação no Projeto Lontra Brasil de Florianópolis . O lugar é lindo,as pessoas são da melhor qualidade e a atuação como voluntária é interessante e agradável. Tudo de bom!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui