Início Saúde Física Estética Tudo o que você precisa saber sobre o “botox”

Tudo o que você precisa saber sobre o “botox”

146
0

S

Popularmente chamada de “botox”, a toxina botulínica é cada vez mais cotada para o tratamento de rugas, sendo campeã dos procedimentos em consultórios dermatológicos. Para esclarecer as principais dúvidas sobre esse tratamento, a dermatologista Carolina Marçon, que também é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, compartilhou informações com o Blog da Saúde de quando, por que e como usar o “botox”. Confira:

O que a toxina botulínica faz para melhorar as rugas?

Por meio do relaxamento de músculos específicos, a toxina complementa ou substitui algumas técnicas tradicionais para a eliminação ou melhoria de rugas de expressão. “É um procedimento seguro e pouco doloroso e o resultado final dependerá da técnica, habilidade e experiência do médico, envolvendo desde a avaliação da face do paciente até a dosagem e pontos onde será aplicada a substância”, comenta a dermatologista Carolina Marçon.

Após a aplicação, em quanto tempo dá para ver os resultados?

O início da ação da toxina botulínica se dá após 48 horas do procedimento, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. “O músculo reage com relaxamento, sem mudança na sensibilidade cutânea. Uma aplicação bem dosada proporciona um efeito jovem e natural”, diz.

Você sabia…

… que a toxina botulínica é um composto altamente venenoso? Ela é segregada pelas bactérias Clostridium botulinum e Clostridium parabotulinum, que se desenvolvem em enlatados ou nos alimentos mal conservados, já causou inúmeros envenenamentos. Ao penetrar no organismo, ela provoca náuseas, mal-estar, vômitos e fraqueza muscular progressiva

Nos últimos vinte anos, foram apresentados vários trabalhos mostrando que, numa concentração bem baixa, ela pode ser usada para relaxar músculos contraídos, sintoma de patologias como as lesões cerebrais. (Leia: Botox para o Parkinson, paralisia e enxaqueca?)

Todos conhecem o efeito da toxina botulínica, quando usada com finalidade estética para atenuar rugas do rosto. A musculatura relaxa e a expressão fica menos contraída. Fonte: Dr. Drauzio Varella 

Há regiões cuja aplicação não é recomendada?

A Dra. Carolina adverte que a aplicação deve ser evitada em locais onde a musculatura tem funções fisiológicas, como na área da boca. E mais: a toxina colocada em excesso e de forma inadequada pode levar à mudança da expressão do rosto e determinar uma aparência artificial.

seringaÁreas mais eficazes — > “A toxina botulínica é um modo eficaz de prevenir e tratar rugas, como aquelas entre as sobrancelhas e na fronte e ao redor dos olhos, pois são rugas causadas pela contração repetida de músculos que ficam abaixo da pele. Conforme o músculo contrai, ele repuxa a pele que o recobre e, com o tempo, isso deixa marcas. Sob a ação da toxina, os músculos ficam paralisados. Assim, a marca na pele suaviza e não se acentua mais”, afirma a dermatologista.

A partir de qual idade pode-se usar a toxina?

A médica explica que a idade para começar o uso da toxina varia. “Dependendo da idade e das alterações cutâneas de cada paciente, os resultados podem ser complementados e potencializados com outras técnicas, como preenchimento, peelings, luz intensa pulsada e laser.”

Outros tratamentos com a toxina botulínica –> é também eficaz no tratamento da hiperidrose (suor excessivo). Assim, pessoas com excesso de suor em regiões palmares, plantares e axilares – onde as glândulas sudoríparas estão concentradas – podem se beneficiar da toxina melhorando sua qualidade de vida. Leia o nosso post especial sobre esse tema:Suor em excesso nas axilas, mãos e pés tem tratamento“.

blog_piscandoVermelhoAlerta: se você pretende usar o botox, ou se já faz uso, a dermatologista alerta para alguns cuidados, como tratamentos extremamente baratos (toxina botulínica é cara), aplicações em salão de beleza e clínicas de estética e aplicação da toxina por profissionais que não são médicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui