Início Saúde Física Trocas inteligentes para uma ceia de Natal mais saudável

Trocas inteligentes para uma ceia de Natal mais saudável

3
0

Não é preciso abrir mão da tradicional ceia de Natal por ter medo de sair muito da dieta. É possível manter todas as delícias natalinas realizando pequenas trocas inteligentes.
Segundo o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, a solução para quem está de dieta é substituir uma ceia calórica e gordurosa por uma mais saudável. Veja as trocas que devem ser realizadas:

Carnes
O tender é uma carne muito saborosa, porém, muito calórica. “Um tender de 200g, duas fatias generosas equivalem a 450 calorias. Além disso, ele contém quantidades de colesterol e gorduras saturadas”, ressalta o Dr.André.
Troque o tender por carnes magras como peru, peixes, aves ou frango.
Já o pernil deve ser consumido com moderação, pois também apresenta quantidades de colesterol que em excesso pode comprometer a saúde. O lombo é o mais saudável dos cortes suínos, por conter menores quantidades de gorduras e calorias.
E o peru (sem pele) também pode ser consumido sem peso na consciência. Duas fatias correspondem a 170 calorias, além de ser, uma fonte de proteína e ferro.

Arroz com frutas secas
Um prato com 100 g de arroz com uvas passas e creme de leite tem 317 calorias. “Opte pelo arroz integral com vegetais não em conserva, como cenoura e vagem, que possuem mais vitaminas, minerais e fibras”, recomenda Veinert.

Saladas
A salada de maionese, por exemplo, tem 140 calorias. Ela é uma boa opção de carboidrato, mas não consuma a salada de maionese com batata sautê e evite o arroz e as massas.

Farofa
Evite a farofa feita com ovos e bacon. “O bacon é um embutido rico em gorduras saturadas que em excesso proporciona doenças cardiovasculares, hipertensão e obesidade”, alerta o nutrólogo. Uma boa opção é fazer uma farofa com ameixas pretas, que contém só 108 calorias.

Rabanada
Uma das sobremesas de natal é a rabanada, mas fique sabendo que ela não é nenhum pouco saudável. “A receita da rabanada contém alto teor de gordura e açúcar, além de ovo, farinha e óleo que quando se unem detonam qualquer dieta. Para você ter uma ideia, uma fatia pode chegar a 310 calorias”,comenta o Dr.André.
Opte pela versão assada feita com pão light, leite desnatado e uma pitada de açúcar.

Panetone
Tanto o panetone como o chocotone são calóricos e contém alto teor de sódio e conservantes químicos. “Uma fatia de panetone ou chocotone tem 320 calorias”, destaca o nutrólogo.
Troque essas delícias de natal por uma fatia de manjar branco que contém 72 calorias ou consuma frutas típicas do verão.

Bebidas
Evite as bebidas alcoólicas, pois elas também são calóricas. Uma taça de vinho do Porto tem 74 calorias. Opte por sucos de frutas que são saudáveis e refrescantes.

No dia seguinte
Para manter a forma, mantenha alguns cuidados:

  • Faça refeições leves no dia seguinte, com verduras e legumes;
  • Beba muito líquido. Faça sucos de frutas, chás e beba muita água;
  • Faça uma caminhada leve;
  • Opte por beber água de coco para hidratar o organismo depois de toda aquela comilança;
  • Consuma frutas como melão ou melancia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui