Início Últimas Notícias Trio recebe o Prêmio Nobel da Medicina 2011

Trio recebe o Prêmio Nobel da Medicina 2011

107
0

Se no ano passado quem levou o prêmio foi o Robert Edwards (criador da inseminação artificial) pelo mérito do desenvolvimento da fertilização in vitro, este ano temos três homenageados pelas descobertas envolvendo o sistema imunológico.

São eles Bruce A. Beutler e Jules A. Hoffmann “pelas suas descobertas sobre a ativação da imunidade inata” e Ralph M. Steinman “pela descoberta das células dendríticas e seu papel na imunidade adaptativa” – como informa o comunicado oficial. Ralph faleceu no dia 30 de setembro deste ano, três dias antes do anúncio.

Imagem: nobelprize.org

Os cientistas há muito tempo procuram as portas da resposta imune pelas quais o homem e outros animais se defendem contra o ataque de bactérias e outros micro-organismos.

Bruce Beutler e Jules Hoffmann descobriram as proteínas receptoras que podem reconhecer tais micro-organismos e ativar a imunidade inata, o primeiro passo da resposta imune do organismo. Ralph Steinman descobriu as células dendríticas do sistema imunológico e sua capacidade única para ativar e regular a imunidade adaptativa, a fase posterior da resposta imune durante a qual os micro-organismos são eliminados do organismo.

O trabalho deles abriu novos caminhos para o desenvolvimento de prevenção e terapia contra infecções, câncer e doenças inflamatórias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui