Início Saúde Física Tratamento com vacina pode reduzir sintomas da rinite, indica pesquisa

Tratamento com vacina pode reduzir sintomas da rinite, indica pesquisa

14
0

Estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, publicado no periódico International Archives of Otorhinolaryngology, confirmou que as vacinas contra a rinite alérgica podem reduzir em até 80% os sintomas. Este tratamento existe desde 1990 e leva cerca de um ano, no entanto, não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde).

Em 1997, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou sobre este tipo de tratamento, que já havia passado por diversos testes. Todos estes confirmaram o que os brasileiros notaram: melhora em torno de 79% de quatro sintomas analisados (coceira, espirros, secreção e entupimento do nariz.

De acordo com os pesquisadores de Jundiaí, a vacina só é recomendada em casos graves de rinite alérgica, quando a qualidade de vida do paciente está comprometida. O custo do tratamento está estimado em R$ 2 mil por ano, mas pode variar conforme consultório médico.

A rinite é uma doença crônica causada por algum fator alérgico, como ácaros da poeira, pelos de animais, fungos do ar e pólen. Pode também ser desencadeada por causas irritativas, como cigarro, perfume e produtos de beleza. Problemas hormonais, emocionais ou reação a medicamentos são causadores da rinite.

A vacina não é a cura, afinal, se trata de doença crônica, mas ela controla os sintomas que podem atrapalhar o cotidiano da pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui