Início Saúde Financeira Tragadas a menos = Dinheiro a mais

Tragadas a menos = Dinheiro a mais

89
0

As razões para cessar o fumo vão desde os diversos males que causa à saúde até a nova lei implantada em algumas cidades do país. Mas, aqui vamos tratar de uma especifica: o custo que esse vício pode trazer para o fumante em termos financeiros.

A grande “pegadinha” em relação ao gasto com cigarro está na quantidade com que são comprados por vez. Ou seja, os fumantes têm o hábito de comprar poucos maços ao mesmo tempo e por isso acham que o preço do produto não influência drasticamente em seu orçamento. Se somados os custos, o resultado é surpreendente. Vale lembrar que além do gasto com o cigarro propriamente dito, o dinheiro também é usado com o tratamento de males e sintomas associados ao fumo.

Na maioria dos países desenvolvidos o preço do maço é bem mais elevado do que no Brasil. Para se ter uma idéia, na Inglaterra, é cobrado seis vezes mais. Confira aqui o preço em alguns outros países.

No entanto, o produto caminha para ser mais caro aqui também. O Ministério da Saúde, luta à anos para aumentar o preço do maço, o que serviria em prol das campanhas antifumo e aos pulmões, mas não aos bolsos da sociedade fumante. Um estudo feito pelo economista Roberto Iglesias para o Banco Mundial, mostra que um aumento de 10% no preço do cigarro leva a uma queda de 2,8% no consumo per capita em um prazo de três trimestres.

“E agora, será mais esse um bom motivo para parar de fumar e ainda economizar um dinheiro a mais?”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui