Início Últimas Notícias Teste da orelhinha gratuito torna-se obrigatório

Teste da orelhinha gratuito torna-se obrigatório

21
2

Hoje, 3 de julho, foi publicada no Diário Oficial da União, a lei em que todos os hospitais e maternidades terão que fazer gratuitamente o teste da orelhinha (ou ouvidinho) nas crianças nascidas em suas dependências.

O exame faz o diagnóstico precoce de problemas auditivos e pode evitar maiores complicações ao ser feito nos primeiros dias de vida.

A avaliação é rápida, indolor e importante para toda a vida. Dura de 5 a 10 minutos e não chega nem a acordar o bebê.

Só o nome do procedimento assusta: exame de emissões otoacústicas. Brincadeiras à parte, a medida pode, futuramente, diminuir muito  o número de complicações auditivas em crianças.

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho ótimo que todos os hospitais e maternidades, seja obrigatório que se façam, o teste da orelhinha nos Rn, porém a realidade não é essa. Minha neta nasceu no dia 18/12/2011 na Maternidade da Praça XV, e lá não faz o teste. Nos deram um telefone do Hospital do Fundão que tento ligar e nunca tem vaga para o tal exame. O que devo fazer? Desde de já agradeço.

    • Andréa, o certo seria o hospital realizar o exame, pois é tão rápido o procedimento que estranho não terem vagas! Caso consiga, procure outras maternidades na região em que mora. Para realizar uma reclamação, entre em contato com o Ministério da Saúde através do Disque Saúde: 136. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui