Início Saúde Social Tempos modernos: Relações familiares cortadas

Tempos modernos: Relações familiares cortadas

20
2

Baladas, drogas, namoros, sexo, carreira… várias são as preocupações dos adolescentes do século XXI. Nos tempos da brilhantina a história era diferente…

Se pegar na mão da namoradinha era uma grande vitória dos brotos daquela época, atualmente, jovens que não têm atividade sexual ativa são considerados “vacilões” por seus amigos. Os tempos são outros, e a cabeça dos jovens mudou muito, só que os pais não conseguem compreender e acompanhar essa mudança.

As relações familiares entre pais e filhos já não existem mais, e a falta de diálogo é a principal barreira para uma relação saudável. Os jovens reclamam que os pais não entendem, e eles que os filhos não sabem respeitar.

O maior problema pode ser a falta de tempo que os pais passam com os filhos durante a sua formação. O trabalho faz com que eles deixem suas crianças com babás, na escola, ou com as avós, e a falta de convívio faz com que os valores dos pais não passem para seus filhos.

A preocupação maior dos pais é de que seus filhos sigam o caminho das drogas sendo estimulados por más amizades e também que adquiram responsabilidades incompatíveis com a sua faixa etária, como a gravidez precoce.

Em uma entrevista a Folha de S. Paulo, a psicóloga Elizabeth Monteiro afirma que um jovem que se sente valorizado, respeitado pela família, e tem contato desde cedo com as rotinas de trabalho, além de participar de ações voluntárias, tem uma autoestima elevada e dificilmente vai seguir um caminho que prejudique ele e seu próximo.

Portanto a receita para manter uma relação compatível e livrar seu filho de situações de perigo é a compreensão. Através do diálogo as duas partes entram em acordo e todos ficam satisfeitos com os resultados.

Você concorda que a base de uma relação saudável entre pais e filhos está
na compreensão dos novos valores da sociedade? Comente.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui