Início Saúde Ambiental Tchau tchau, sacolas plásticas!

Tchau tchau, sacolas plásticas!

61
1

Hoje é o segundo dia em que a lei das sacolas plásticas entrou em vigor! Desde o dia 1° de janeiro, as sacolas estão banidas do comércio da cidade de São Paulo, não podendo ser distribuídas nos mercados gratuitamente como eram antes e nem mesmo vendidas pelos estabelecimentos.

“Poupe recursos naturais! Use sacolas reutilizáveis”, é a frase informativa que os comerciantes serão obrigados a fixar nos locais de embalagem de produtos e caixas registradoras. Tudo pelo consumo consciente!

Quer entender melhor por que as sacolinhas plásticas foram banidas? Assista ao vídeo abaixo, feito pelo Instituto Akatu.

Agora que não temos mais a sacolinhas do dia a dia, vem a pergunta: como carregar as compras?

As soluções oferecidas são várias. Aliás, muitos consumidores já haviam deixado de usar as sacolas plásticas mesmo antes da lei entrar em vigor. Eles transportam as compras em sacolas retornáveis de algodão, lona ou mesmo de plástico resistente, como as sacolas de feira e as de PET reciclado. Também existe a possibilidade de usar caixas de papelão, que são oferecidas gratuitamente pelos supermercados.

Mesmo que não seja das melhores recomendações, o consumidor não estará proibido de levar sacolinhas plásticas de casa para o mercado. A restrição feita é para os comércios. Mas já que a lei foi feita para ajudar o meio ambiente e apoiar a sustentabilidade, não custa nada aderir e deixar as sacolas plásticas de lado!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui