Início Saúde Ambiental Supermercados deixam de fornecer sacolinhas a partir de amanhã

Supermercados deixam de fornecer sacolinhas a partir de amanhã

25
2

Estamos no último dia para aproveitar as sacolas plásticas nos supermercados. Que elas iriam sair de circulação, todos já sabiam, e o prazo dado pela Associação Paulista de Supermercados foi até hoje. Desde que o banimento foi decretado, os estabelecimentos deveriam fornecer caixas de papelão, sacolas biodegradáveis e ecobags para os clientes, que teriam até o dia 03 de abril para se adaptar aos novos meios de transporte das compras.

As opções que existem para o consumidor hoje são as sacolas de juta, sacolas de pano, caixa de papelão, sacola retornável de plástico ou o carrinho de feira. Para quem não possui nenhum desses, até agosto, os supermercados terão de oferecer um modelo de sacola reutilizável por até R$0,59.

OPINIÕES OPOSTAS

Como os supermercados vão deixar de fornecer 5,2 bilhões de sacolinhas plásticas por ano no Estado, a expectativa é que aumente o consumo de sacos de lixo, como relatado na Folha de SP. As sacolinhas de supermercados eram muito utilizadas em lixos de pia e de banheiro. Aliás, estudos mostram que sacolas plásticas têm melhor desempenho no acondicionamento de lixo do que outras embalagens, segundo o presidente do Instituto Socioambiental dos Plásticos (pastivida), Miguel Bahiense. Ele acredita que o ideal seria o uso racional das sacolas plásticas, como afirmou para a Info. Um dos argumentos é que pesquisa do Datafolha mostra que mais de 80% dos consumidores reciclam suas sacolinhas plásticas, inclusive usando-as para descartar lixo.

Já a fundadora da Funverder (Fundação Verde), Ana Domingues, diz que passou da hora de banir as sacolas, pois “não tem lógica usar um segundo para fabricar um produto, usar por meia hora e demorar 500 anos para tirar do meio ambiente”, como disse para a Info. A solução seria educar o consumidor a usar engradados ou sacolas retornáveis.

Amanhã será o dia de se despedir das sacolinhas plásticas. Você está preparado? Comente!

2 COMENTÁRIOS

  1. Eis uma medida que já deveria ter sido posta em prática a muito tempo. Creio que ainda levará algum tempo até que todo mundo se conscientize a fazer sua parte para proteger o meio ambiente. Infelizmente o brasileiro é um tanto quanto imediatista, não preza por soluções pequenas no presente para colher frutos a longo prazo. Concordam?

  2. Acho que é um discurso vazio… o problema não é a sacolinha… o lixo vai ter que ir embalado de alguma forma. Se não for com a sacolinha vai se no saco de lixo… uma posição muito questionável da APAS… penso que se tivessem interesse em defender o meio ambiente, com certeza teriam ações positivas mais eficazes. A grande verdade é que viram a grande oportunidade de vendas das sacolinhas. Enfim… nós é que pagamos o pato, digo o saco… http://blogdoantiquado.blogspot.com/2012/04/super

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui