Início Destaque Sucos industrializados proporcionam o aumento de peso e prejudicam a saúde

Sucos industrializados proporcionam o aumento de peso e prejudicam a saúde

106
0

Em 2014, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) divulgou vídeo onde crianças participaram de uma experiência: descobrir a quantidade de fruta nos sucos industrializados. O resultado é assustador. Não há quase nada.

Segundo a nutricionista, Bruna Verão, os sucos industrializados são preparados com o objetivo de ter longa validade, sem perder a cor, o aroma, a textura, a consistência e o sabor. Por isso, entre a sua composição encontram-se aromas sintéticos, estabilizantes, antiumectantes, antioxidantes, espessantes, conservantes, edulcorantes, acidulantes e aromatizantes.

O consumo frequente destas substâncias, de acordo com a nutricionista, pode ativar o sistema imunológico, de forma a provocar quadros alérgicos e de intoxicação, que podem levar a desequilíbrios neuroendócrinos, como ansiedade, depressão, desequilíbrios hormonais, hiperatividade, déficit de atenção, e, até mesmo, doenças crônicas, como diabetes, pressão alta, doenças do coração, alguns tipos de câncer, Alzheimer, Parkinson, doenças inflamatórias intestinais, quadros de colite (inflamação no intestino grosso) e doenças funcionais.

Em sucos industrializados, apenas 5% é o suco da própria fruta, o restante é formado por água, açúcares e substâncias químicas. E se você ler um rótulo, independente da marca e do sabor, sempre existirá suco de maçã, porque é barato e ótimo para dissolução e homogeneização.

A nutricionista afirma que o suco integral, vendido em garrafas de vidro, é menos prejudicial, contudo, ele é rico em frutose, açúcar encontrado em frutas. O consumo em excesso desta bebida pode elevar o peso e aumentar o acúmulo de gordura no fígado.

A melhor opção é consumir o suco feito na hora. Caso não haja tempo para fazê-lo diariamente, consuma água de coco (retirada direto do fruto) ou água mineral.  Além disso, as fibras presentes nas frutas são essenciais para o bom funcionamento do organismo, por isso, a nutricionista aconselha consumir três por dia.

Para quem tem filho pequeno e tem o costume de colocar o “suco de caixinha” na lancheira seguem algumas dicas:

– Para crianças que estão com peso muito baixo, é importante fazer o suco de fruta ou de polpa e acrescentar verduras e legumes.

– Ao invés do suco de caixinha, mande em uma garrafinha a água de coco extraída do próprio fruto.

– Para os adultos, é indicado fazer o suco de fruta (ou de polpa), colocar verduras e legumes, e acrescentar sementes, como chia, linhaça ou grãos germinados. Além disso, faz bem adicionar chá verde.

 A nutricionista afirma que é necessário buscar a ajuda de uma especialista antes de mudar a alimentação. Mas é necessário acabar com o consumo das bebidas produzidas industrialmente. “Quantidade de suco industrializado que podemos ingerir por dia? O mais próximo do zero”, alerta Bruna Verão

Bruna  Verão – CRN3: 40452

Nutricionista Clínica | Gastronoma | Fitoterapia-Conbrafito – Pós-graduação em Fitoterapia Funcional – UNIFESP | Atendimento: sobrepeso, obesidade, Balão Intragástrico e Banda Gástrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui