Início Últimas Notícias Hospital oferece circuito gratuito com diagnóstico e orientações sobre Mal de Parkinson

Hospital oferece circuito gratuito com diagnóstico e orientações sobre Mal de Parkinson

52
0

No próximo dia 19 de novembro, o Centro de Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho realiza o Circuito Mal de Parkinson, evento gratuito que reunirá diversos especialistas para o diagnóstico e orientações sobre a doença, assim como tratamentos que possibilitam aos seus portadores o estadiamento de alguns dos sintomas que mais comprometem a qualidade de vida.

Abrindo o circuito, neurologistas realizam a triagem e diagnóstico da doença, encaminhando os casos confirmados para profissionais da fisioterapia e da fonoaudiologia. Estas especialidades são de grande importância para identificação dos níveis de comprometimento da doença e as devidas orientações a respeito das atividades que podem ser realizadas para evitar a evolução de alguns de seus sintomas especialmente ligados ao movimento, deglutição e fala. Ao final destas orientações, os participantes e seus acompanhantes ainda assistem a mini palestra com aspectos gerais da doença.

Segundo o coordenador do Serviço, o neurocirurgião funcional Dr. Claudio Fernandes Corrêa, “a doença de Parkinson é genericamente relacionado ao comprometimento dos movimentos, mas existem diversos outros sintomas importantes e comprometedores da qualidade de vida e que precisam ser tratados nestes pacientes, como fala, alimentação, equilíbrio e comprometimento da saúde mental”.

Sobre o mal de Parkinson

A doença foi descrita pela primeira vez em 1817 pelo médico inglês James Parkinson. Seus portadores apresentam perda progressiva da substância negra, localizada em uma região específica do cérebro e responsável pela produção de dopamina. Com maior incidência em indivíduos acima dos 50 anos, é considerado um mal da terceira idade, embora atinja também e de forma mais agressiva, os mais jovens. Apesar de não ter sua causa identificada, algumas pesquisas apontam a frequência da doença em pessoas que tiveram contato por tempo prolongado com certos agentes químicos ou que sofreram trauma craniano.

O tratamento do Mal de Parkinson deve contemplar, além da reposição da dopamina via medicamentos, o acompanhamento por equipe multidisciplinar como fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. O procedimento cirúrgico de neuroestimulação cerebral é uma indicação cada vez mais precoce para controle dos movimentos involuntários e rigidez, dois dos mais limitantes sintomas da doença de Parkinson, além de ser indicado, também, nos pacientes que apresentem intolerância aos remédios.

A manutenção das atividades mentais, como a prática de leitura e realização de atividades físicas também colaboram para o controle da doença.

Circuito Mal de Parkinson
Data: 19/11/2011
Horário: das 8 às 16h40h
Local: Centro de Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho
Endereço: R. Peixoto Gomide, 613 – 8º Andar, Ala D – Cerqueira César – São Paulo – SP
Inscrições: Gratuitas e limitadas pelos telefones 11 3539.9901 / 11 3539.9902 / 11 3539.9903

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui