Início Saúde Física Semana de incentivo à doação de medula

Semana de incentivo à doação de medula

57
0

Começou neste domingo 14.06 a Semana de Incentivo à doação de medula. A ação, que vai até o próximo dia 21.06 é organizada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – ABRALE, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. Medula Óssea é um tecido líquido localizado no interior de nossos ossos.

Na medula são produzidos os glóbulos vermelhos – hemácias, globulos brancos – leucócitos e as plaquetas. Pacientes com leucemia e outras doenças do sangue podem ser beneficiados com o transplante de medula, que substitui a medula óssea doente por células saudáveis. Para o paciente receber o transplante é necessário que o doador possua total compatibilidade tecidual com o receptor.

A análise é feita através de testes laboratoriais à partir de amostras de sangue do doador e do receptor. De acordo com leis de genética, as chances de um paciente ter como doador pais e irmãos é de cerca de 35%. Por isso, o voluntariado para doação é uma iniciativa muito importante para salvar vidas.

Hemocentro da Santa Casa abre inscrições para voluntários
Para participar da campanha é necessário fazer um cadastro. O doador precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. Para se cadastrar na cidade de São Paulo compareça ao Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Rua Marquês de Itu, 579 – Vila Buarque – São Paulo/SP
Dias: segunda à sexta das 7h às 18h e no sábado, 7h às 15h.
Mais informações: (11) 2176-7000 ramal 7249

O Hemocentro da Santa Casa de São Paulo é o único local da cidade apto a realizar o cadastro dos doadores. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação (é necessário o número RG e CPF) e na coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Os dados do doador e a tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a do doador (a) ele (a) será chamado.

abrale1

 

“Faça sua parte e contribua para que esta corrente do bem se perpetue e salve vidas”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui