Uma população cada vez mais obesa – Aumento da Obesidade em Adultos

populacao obesa

A obesidade é uma doença crônica muito grave que apresenta como principal característica o acúmulo de gordura corporal, esse excesso de acúmulo de gordura é responsável por comprometer a saúde do indivíduo.

Esse acúmulo de gordura é causado por um consumo excessivo de calorias associado à falta de exercícios físicos.

O estilo de vida é um fator muito importante quando falamos sobre obesidade, porém, considera-se a obesidade como uma doença com etiologia multifatorial, ou seja, ela é não causada por apenas um fator.

Por isso, podemos dizer que a obesidade envolve fatores biológicos, históricos, socioeconômicos, psicossociais e culturais.

Não podemos descrever a obesidade como um aumento de peso, pois o aumento de peso nem sempre significa excesso de gordura corporal, um exemplo disso é um atleta de musculação, que tem objetivo aumentar o seu peso, porém, esse aumento de peso decorre de aumento de massa muscular, diferente da obesidade, que há o aumento de peso decorrente do acúmulo de gordura corporal.


Problemas causados pela obesidade

sobrepeso obesidade

A obesidade é uma doença, e pode desencadear uma série de graves complicações na saúde dos indivíduos.

A obesidade está relacionada com aumento de problemas que afetam o sistema cardiovascular, tais como o aumento do risco de ocorrer um acidente vascular cerebral e também, aumento do risco de um infarto agudo do miocárdio, bem como está associada ao aumento do risco de desenvolvimento de hipertensão arterial.

Essa doença também está relacionada ao aparecimento de diabetes mellitus, com o desenvolvimento de doenças articulares e alguns tipos de câncer.

Pessoas obesas apresentam com maior frequência apneia do sono, que é um caracterizada por períodos em que o indivíduo fica sem respirar durante a noite, devido ao excesso de gordura acumulada na região do pescoço e língua, esse quadro pode levar o paciente ao desenvolvimento de muitas outras doenças.

Essas são apenas algumas condições que o indivíduo obeso apresenta maior risco de desenvolver, porém, além desses problemas, a pessoa obesa tem uma série de outros fatores que impactam fortemente a sua vida, entre eles estão os fatores psicológicos, autoestima, os fatores sociais, de relacionamento com as pessoas do seu meio, e infelizmente, essa doença tem crescido em nossa população.

Vamos entender um pouco mais sobre a obesidade?


Como é feito o diagnóstico da obesidade?

obesidade no pais

Quando um profissional da saúde avalia um paciente ele irá realizar um cálculo para estabelecer o Índice de Massa Corporal (IMC). Esse índice é utilizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para determinar a condição física de uma pessoa.

Você sabe como o IMC é calculado?

O profissional que estiver avaliando o paciente irá dividir o peso do mesmo pela altura e partir do resultado obtido pela divisão do peso do indivíduo pela sua altura, o paciente irá se enquadrar em uma classificação, que vai desde baixo peso até obesidade mórbida.

Existem outros elementos que ajudam no estabelecimento do diagnóstico da doença, como, por exemplo, avaliar a história genética do paciente, a evolução do peso, o índice de gordura corporal.


Índice de Massa Corporal (IMC)Descrição
Menos do que 18,5Baixo peso, magreza.
18,5 – 24,9Peso normal, saudável.
25,0 – 29,9Sobrepeso, pré-obesidade.
30,0 – 34,9Obesidade de nível 1.
35,0 – 39,9Obesidade de nível 2 (severa).
40,0 ou maisObesidade de nível 3 (mórbida).


Você sabia que, a circunferência abdominal também pode indicar obesidade?

Sim, pois, é nesta região que se concentra a gordura visceral, para avaliar-la é realizado a medida da circunferência abdominal e através da avaliação do profissional ele poderá determinar se essa medida está dentro ou não dos limites estabelecidos.

TermoDescrição
Circunferência AbdominalÉ uma medida que envolve o perímetro da cintura, usada principalmente para avaliar o risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à obesidade.
Medição da Circunferência AbdominalA medição é feita usando uma fita métrica. A fita é posicionada na parte superior da região abdominal, logo acima dos quadris. O resultado é registrado em centímetros.
Interpretação do ResultadoO resultado da circunferência abdominal pode variar com base na idade, sexo e altura. Valores acima de 88 cm para mulheres e 102 cm para homens podem indicar risco de desenvolvimento de doenças relacionadas à obesidade.


Quais são os tipos de obesidade que existem?

obesidade brasil

A obesidade também pode ser classificada de acordo com a localização e distribuição da gordura pelo corpo. A obesidade abdominal ocorre quando a gordura se deposita com maior intensidade no abdômen e na cintura, porém, também se concentra na região do peito e do rosto. Esse tipo de obesidade e é mais comum em homens do que em mulheres.

Esse tipo de obesidade é muito associado com a maior chance de a pessoa desenvolver outras condições, como por exemplo doenças cardiovasculares, excesso de colesterol, doenças cardíacas, infarto, além de diabetes, inflamações e trombose.

A obesidade periférica ocorre mais em mulheres, nesse caso a gordura se localiza mais nas coxas, quadris e nádegas. Nessa condição, os problemas circulatórios, como por exemplo a insuficiência venosa, osteoartrite devido à sobrecarga do peso nas articulações, estão mais presentes, porém, também há o aumento do risco de doenças cardíacas e de diabetes.

Tipo de ObesidadeDefinição
Obesidade CentralÉ um tipo de obesidade que se caracteriza pela acumulação de gordura na região abdominal, que pode estar relacionada com o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer.
Obesidade PeriféricaÉ um tipo de obesidade caracterizado pelo acúmulo de gordura na região dos braços, pernas e glúteos. É importante notar que este tipo de obesidade não está relacionado ao aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes ou certos tipos de câncer.
Obesidade MórbidaÉ o tipo mais grave de obesidade, caracterizado pela acumulação de gordura em todo o corpo, que pode comprometer a saúde geral do indivíduo e aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer.
Obesidade InfantilÉ um tipo de obesidade que afeta crianças e adolescentes, que se caracteriza pelo acúmulo de gordura corporal acima do normal. Está relacionado com o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e certos tipos de câncer mais tarde na vida.


Quais são os sintomas da obesidade?

Além de toda a alteração física que a pessoa obesa desenvolve, existem alguns sintomas associados a essa condição, como por exemplo a falta de ar causada pela pressão do peso sobre os pulmões, dores corporais, falta de condicionamento físico, problemas na pele, dermatite e infecções causadas por fungos, infertilidade e impotência, bem como sintomas de ansiedade e depressão.

Sintomas da obesidadeDescrição
Aumento do percentual de gordura corporalQuando o percentual de gordura corporal aumenta acima do valor ideal para a faixa etária e sexo de uma pessoa, ela pode sofrer de obesidade.
Redução na atividade físicaQuando uma pessoa reduz sua atividade física, ela pode acumular gordura corporal, aumentando o risco de obesidade.
Distúrbios alimentaresA má alimentação, como o consumo excessivo de alimentos ricos em calorias e/ou carboidratos, pode contribuir para o aumento do peso, gerando obesidade.
HipertensãoA obesidade pode contribuir para o surgimento de hipertensão, que é um aumento na pressão arterial.
DiabetesA obesidade pode desencadear o diabetes, que é uma doença caracterizada pela alta taxa de glicose no sangue.
Doenças cardiovascularesA obesidade aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, angina e aterosclerose.
Problemas de respiraçãoA obesidade também pode levar a problemas respiratórios, como a síndrome da apneia do sono e a dispneia.


Como é feito o tratamento da obesidade?

O tratamento da obesidade envolve diversas especialidades, que, em conjunto, irão elaborar o protocolo de tratamento específico para cada paciente, em geral, é necessário que o paciente tenha acompanhamento psiquiátrico, psicológico, nutricional, acompanhamento com médico endocrinologista e com um profissional de educação física.

A base do tratamento da obesidade envolve a mudança de hábito nutricional, mudança do condicionamento psicológico, e início de práticas de atividades físicas supervisionadas.

Em alguns casos, é necessária realizar intervenções cirúrgicas, quando o grau de obesidade é muito grave, bem como o uso de medicamentos.

Apesar de a maioria da população estar ciente dos riscos do sobrepeso, essa doença cresce cada vez mais entre a população brasileira nos últimos anos, isso se deve ao fato da mudança de estilo de vida e de alimentação da população brasileira, que, ao passar dos anos, se torna cada vez mais sedentária e consome uma alimentação cada vez mais industrializada e menos natural.

A melhor forma de combater a obesidade é através da prevenção, adotando um estilo de vida saudável e continuo, e, caso a pessoa já tenha a doença estabelecida, deve-se buscar um profissional para realizar o diagnóstico e estabelecer a melhor forma de tratamento.


Objetivos do tratamento

  1. Reduzir o excesso de peso corporal: reduzir o peso corporal e evitar a obesidade com mudanças na dieta e no estilo de vida. Esta abordagem envolve mudanças na dieta, como a redução das calorias e o aumento da ingestão de alimentos saudáveis, como frutas, legumes, cereais integrais e fontes magras de proteína. Também inclui modificações no estilo de vida, como a prática regular de atividade física e a redução do tempo gasto em frente à televisão ou computador.
  2. Manter um peso saudável: manter um peso saudável a longo prazo, mantendo as mudanças na dieta e no estilo de vida que levaram à perda de peso. Isso inclui a manutenção de uma dieta saudável, incluindo alimentos nutritivos com uma variedade apropriada de calorias e nutrientes, e a prática regular de atividades físicas.
  3. Reduzir o risco de doenças relacionadas à obesidade: reduzir o risco de doenças crônicas associadas à obesidade, como diabetes, doenças cardiovasculares e pressão alta. Isso envolve mudanças na dieta, como a redução do consumo de açúcar e sal e o aumento do consumo de alimentos saudáveis, como frutas, legumes e grãos integrais, assim como a prática regular de atividades físicas.
  4. Melhorar a qualidade de vida: aumentar a autoestima e reduzir a ansiedade. Isso implica mudanças na dieta, como a redução do consumo de alimentos altamente processados e aumento do consumo de alimentos saudáveis, assim como a prática de exercícios regulares.
  5. Promover um comportamento saudável: o objetivo é promover um comportamento saudável, ensinando as pessoas a comer de forma saudável e a praticar atividade física regularmente. Isso inclui modificações na dieta, como o aumento do consumo de frutas, legumes, grãos integrais e alimentos ricos em fibras, assim como a prática regular de atividades físicas.


Possibilidades de Tratamento Medicamentoso

MedicamentoDescriçãoNome Comercial
Bupropiona-naltrexonaUma combinação de medicamentos que funciona reduzindo o apetite e aumentando os níveis de energia. A bupropiona ajuda a melhorar o humor, a reduzir o estresse e a aumentar a energia, enquanto a naltrexona atua no sistema endocanabinoide no cérebro para reduzir o desejo de comer.Contrave, Mysimba
Fentermina-TopiramatoUm medicamento combinado que ajuda a reduzir o apetite e a controlar a vontade de comer. O topiramato é um medicamento anticonvulsivante que ajuda a controlar os impulsos alimentares, enquanto a fentermina é um medicamento estimulante que ajuda a reduzir o desejo de comer.Qsymia
TirzepatidaÉ um medicamento que agrega um peptídeo que inibe o receptor GLP-1, o que ajuda a reduzir a vontade de comer, aumenta a sensação de saciedade e ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.Mounjaro
SemaglutidaÉ um medicamento que aumenta a produção de hormônio GLP-1 no organismo, reduzindo assim o apetite. Também ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e aumenta a produção de insulina.Ozempic, Rybelsus, Wegovy
LiraglutidaÉ um medicamento que ajuda a regular o metabolismo, aumentando a produção de GLP-1 e reduzindo o apetite. A liraglutida também ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e aumentar a produção de insulina.Victoza, Saxenda
OrlistatÉ um medicamento que ajuda a reduzir a absorção de gordura do trato digestivo, diminuindo assim a ingestão calórica. Também pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.Xenical

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Marcus Yu Bin Pai

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM 158074 / RQE 65523, 65524 | Médico especialista em Acupuntura e Fisiatria pela USP. Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira. Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo. Professor e Colaborador do Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da USP. Diretor do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail