As questões relacionadas à saúde ambiental têm demandado um crescente e necessário empenho governamental para implementar ações de controle e prevenção dos riscos que impactam negativamente a saúde humana.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente.
Entretanto, também se refere à teoria e prática de prevenir ou controlar tais fatores de risco que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras.
A Funasa, por sua experiência em mudar o cenário ambiental com ações de saneamento básico ao longo dos anos, ampliou seu olhar para as questões ambientais que interferem na saúde humana e passou a ter a competência de planejar, coordenar, supervisionar e monitorar a execução das atividades relativas à promoção da Saúde Ambiental.
Existem muitos projetos implementados e outros em planejamento para melhoria da saúde ambiental com foco na prevenção de doenças decorrentes da falta de cuidado com essa área.
Sustentabilidade e responsabilidade social são temas que, finalmente, têm ganhado relevância e trazido para o assunto a visibilidade necessária.
Saúde Ambiental é um cuidado para todos. Ao cuidar do meio ambiente ele cuida de nós.