Início Destaque Sangramento durante e após as relações sexuais

Sangramento durante e após as relações sexuais

61
3

As relações sexuais e a primeira experiência são rodeadas por dúvidas. Uma das principais questões é referente ao sangramento, tanto durante quando após o coito.

É importante lembrar que sangrar na primeira relação é natural. Não há motivo para se preocupar. Este sangramento ocorre devido a ruptura do hímen (membrana dérmica na entrada da vagina). No entanto, mesmo que seja a primeira vez, o sangramento em algumas mulheres pode não ocorrer, pois depende da elasticidade do hímen. Este fator também interfere na quantidade do fluxo de sangue, que varia de mulher para mulher.

Há casos em que as mulheres afirmam sangrar todas as vezes que praticam sexo. Nestes casos, é necessário buscar a ajuda de um ginecologista. “A repetição de sangramento em todas as relações merece investigação”, alerta Dr. Carlos Politano, ginecologista e obstetra, “isto pode ser uma consequência da cervicite, ferida no colo uterino”. Ao identificar a etiologia da ferida, o especialista realizará o tratamento necessário.

Mesmo após anos de relação, algumas mulheres começam a ter sangramentos. De acordo com Dr. Politano, nestes casos não é necessário preocupar-se, pois não significa que seja algo grave. Ele comenta que após alguns anos pode ocorrer a presença de um pólipo, tecido dentro do órgão que cresce de modo indevido. Mas isto é benigno e há tratamento.

O ginecologista esclarece que todo e qualquer sangramento não é preocupante, mas é importantíssimo identificar a origem. “Sangrou, é importante ir ao ginecologista para saber a causa, realizar tratamento e receber as informações necessárias”. Ainda em tempo, vale lembrar que a higiene feminina no pós-coito é importante.

*Dr. Carlos Politano é ginecologista e obstetra, integra equipe em centro de tratamentos em Campinas, a clínica Politano. É também Diretor Clínico do Hospital Renascença, também nessa região paulista. Dr. Politano é Diretor da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de S. Paulo), formado pela Unicamp e, ainda, ex-Presidente da Maternidade de Campinas.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ola, eu tenho 18 anos, namoro com um rapaz á algum tempo e ja tivemos varias brincadeiras, mas nunca houve penetração. Nessas nossas brincadeiras ja vamos na 7 vez, e toda a vez que ele me penetra com dedos eu sangro, estou a ficar preocupada, sera que me podia ajudar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui