Início Saúde Ambiental Sacolas reutilizáveis – Consciência ambiental X Risco à saúde

Sacolas reutilizáveis – Consciência ambiental X Risco à saúde

88
7

As ecobags (sacolas reutilizáveis) viraram item obrigatório para qualquer consumidor consciente e preocupado com o meio ambiente. Mas atenção! Elas podem ser foco de contaminação por bactérias como E. coli e Salmonella, responsáveis por provocar sintomas como diarréia, dor abdominal e febre.

A informação é de uma pesquisa realizada na Universidade do Arizona e na Universidade Loma Linda, na Califórnia, nos EUA.

A quantidade de bactérias encontrada nas ecobags era grande o suficiente para causar problemas sérios de saúde e até a morte, em especial no caso de crianças pequenas, mais vulneráveis aos micro-organismos carregados pelos alimentos.

Os cientistas analisaram 84 sacolas de compras de consumidores nas cidades de Tucson, Los Angeles e San Francisco.

Falta de higienização

De acordo com o estudo, as pessoas abordadas para participar do estudo afirmaram que não sabiam que é necessário limpar as sacolas regularmente. Segundo a pesquisa, 97% das pessoas nunca havia lavado as sacolas.

O estudo americano afirma que um aumento no uso de ecobags, sem uma campanha de educação que explique como evitar a contaminação cruzada, criaria um risco para a saúde pública.

Ainda segundo os cientistas, a contaminação foi maior em Los Angeles do que em Tucson e San Francisco. O motivo seria o clima: quanto mais quente, mais as bactérias proliferam. O que preocupa ainda mais no caso do Brasil!

Segurança

A pesquisa traz algumas recomendações para que os governos estimulem o uso seguro das sacolas, como: imprimir instruções sobre a higienização periódica nas próprias ecobags e a realização de campanhas de educação pública.

Uma limpeza bem feita poderia matar quase todas as bactérias que se acumulam nas sacolas.

Além disso, os consumidores devem separar as sacolas usadas para transportar alimentos crus dos demais e não carregar itens como roupas e livros nas sacolas de comida.

Uso

Em muitos países, os consumidores já são obrigados a pagar pelas sacolinhas plásticas ou então levar suas próprias sacolas de casa. Veja o quadro abaixo.

Fonte: FSP

No Brasil, as redes de supermercados têm estimulado o uso das ecobags.

– O Carrefour anunciou em março que vai deixar de entregar as sacolas plásticas em até quatro anos.

– Na rede Pão de Açúcar, os clientes cadastrados que usam ecobags ganham pontos que, acumulados, podem ser trocados por compras.

– O Walmart já incentiva há um ano a troca das sacolas plásticas pelas de pano. Se o cliente trouxer a sacola de casa, ganha um desconto no preço final das compras, proporcional à quantidade de itens e equivalente ao valor das sacolas plásticas economizadas. A meta é reduzir em 50% o uso das sacolas descartáveis até 2013.

Segundo o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a campanha de incentivo ao uso de sacolas reutilizáveis em supermercados deve fechar este ano com a economia de 1,5 bilhão de sacolinhas plásticas.

No ano passado, foram menos 600 milhões de sacos plásticos lançados no meio ambiente.

O total de sacolas plásticas fabricadas no país por ano é de mais de 18 bilhões de unidades.

Danos ao meio ambiente

As sacolinhas plásticas que vão parar no lixo ajudam a aumentar os níveis de poluição nos rios, córregos e nos mares. Existem inúmeros registros de animais mortos por ingestão (peixes, tartarugas e golfinhos) ou por se enrolarem em restos de sacolas plásticas.

Antes de colocar uma barra de cereal, um chocolate, por exemplo, em sacolinhas de plástico, coloque na mochila ou na bolsa. Você pode evitar que mais um saquinho vá parar pendurado em alguma arvore estragando a paisagem ou juntando lixo em algum córrego da sua cidade.

E lembre-se de lavar sua sacola reutilizável regularmente!

Velhos hábitos devem dar lugar a boas e novas ideias!

Você evita o uso de sacolas plásticas? Já adotou as ecobags? Higieniza suas sacolas reutilizáveis regularmente? Participe e nos envie seu comentário!

7 COMENTÁRIOS

  1. Querem acabar com a sacola plástica poque ela polui o meio ambiente mas se esquecem das enormes vantagens que fez dessa embalagem uma embalagem imbatível: higiênicas, práticas, úteis.
    Já ouviram falar das Sacolinhas Plásticas ECOLÓGICAS e OXIBIODEGRADÁVEIS?
    Eliminar o uso das sacolinhas plásticas porque poluem, desconsiderando a extrema utilidade das mesmas, é ser burro! Seria o mesmo que optar por matar um paciente porque ele tem uma unha encravada.
    Vamos acabar com as sacolinhas plásticas que não sejam BIODEGRADÁVEIS!

  2. […] O jaleco médico, indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como equipamento de proteção individual para os profissionais do setor, pode estar comprimido não apenas a sua função, mas também atuando como fonte de contaminação. […]

  3. É interessante como utilizam o termo "poluição" para justificar a proibição das sacolas plásticas, mas ignoram as pesquisas cientificas e de mercado que comprovam os benefícios das sacolas plásticas.

    Em pesquisa recente, 97% das donas de casa utilizam as sacolas plásticas em suas lixeiras, ou seja, as sacolas plásticas são recolhidas pelas empresas que recolhem o lixo urbano. Então, de que forma elas poluem o meio ambiente. E outra coisa importante, o material plástico é inerte quando em contato com o solo ou com a água, elas não causam nenhum impacto ao meio ambiene se utilizadas corretamente.

    Quem polui o meio ambiente somos nós, não estamos nem aí para planeta, e agora queremos colocar a culpa nas sacolas plásticas, não podemos esquecer das garrafas pet e do lixo orgânico em geral. Olhe ao seu redor, veja quantas coisas são feitas de material plástico, a maioria é de plástico reclicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui