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Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo: levante e ande!

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No Brasil, o sedentarismo é um dos principais fatores que causam as doenças cardiovasculares e atinge cerca de 80% da população, de acordo com o IBGE. Portanto, a prática de qualquer atividade física regular traz benefícios à saúde, principalmente ao coração.

Até dar uma voltinha pelo escritório no expediente de trabalho ajuda, como mostra o estudo australiano publicado no Diabetes Care. Uma recomendação científica é a de levantar a cada 20 minutos que estiver sentado para passear por 2 minutos.

Aqueles dias frenéticos que você mal tem tempo para levantar da sua mesa para ir ao toalete faz a recomendação parecer impossível de seguir. Mas pesquisadores descobriram que uma pausa regular para andar ajudou a reduzir os níveis corporais de glicose e insulina após a alimentação. Quando o corpo possui estes altos níveis, existe uma propensão maior para o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes.

Outros estudos mostram que pessoas que assistem mais de 4 horas de TV por dia têm maior probabilidade de ter uma morte precoce (veja mais aqui).

O líder da pesquisa apontou que quando nos sentamos, nossos músculos ficam em estado de desuso e não contraem ou ajudam a regular os processos metabólicos do corpo.

A pesquisa foi feita em 3 etapas com adultos acima do peso. Em um dia, o grupo ingeriu uma bebida calórica e ficou sentado por tempo integral, levantando-se apenas para ir ao banheiro. No outro dia, tomaram a mesma bebida e ficaram sentados a maior parte do tempo, mas fizeram pausas a cada 20 minutos para passearem pelo escritório por 2 minutos. No último dia, fizeram a mesma coisa, mas intensificaram as atividades físicas nas pausas.

Nos dias em que a pessoa ficou sentada sem interrupções, o pico de açúcar no sangue dentro de uma hora da bebida resultou de cerca de 90 miligramas por decilitro (mg/dl) a cerca de 144 mg/dl.

Quando houve o passeio a cada 20 minutos, o açúcar subiu de 90 mg/dl para apenas 125 mg/dl.

Em geral, levantar e engajar em atividades leves reduziu o aumento total da glicose por uma médica de 24%, comparado ao grupo que manteve sentado. Essa diferença foi de quase 30% para aqueles que realizaram atividades mais intensas.

Dica: levante e ande! A sua saúde não precisa do sedentarismo!

1 COMENTÁRIO

  1. A forma mais fácil de contrair doenças, é deixar de se mover. O ideal mesmo é realizar atividades físicas durante um tempo maior – fazer natação, correr no parque no minimo meia hora por dia, musculação, etc – mas com a jornada de trabalho diária não é fácil estarmos disponíveis para essas atividades. É uma boa noticia, no entanto, saber que 'voltas pelo escritório' já são eficazes para o nosso organismo.

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