Início Saúde Física Revisão da bike: Um assunto sério para ciclistas

Revisão da bike: Um assunto sério para ciclistas

8
0
Imagem: Bike Fixtation
Primeiro aparecem os defeitos: um freio que começa a falhar, uma corrente emperrada e um pneu furado. Depois, vem à preguiça de limpar a bicicleta e fazer os consertos. Em pouco tempo, aquela bike linda que você ficou tão orgulhoso de comprar está oficialmente encostada na garagem.

A manutenção da bike é essencial para a segurança não só do ciclista, mas também dos outros motoristas. É tão importante quanto à revisão de um carro e deve ser feita, periodicamente, por todos que andam sobre duas rodas.

Uma ideia bacana para incentivar a manutenção das bicicletas foi colocada em prática na cidade de Minneapolis, considerada como a mais amiga dos ciclistas nos Estados Unidos. O projeto da prefeitura local, chamado de Bike Fixation Kiosk, funciona como um serviço de autoatendimento ao lado de uma importante ciclovia da cidade.

Os ciclistas podem fazer a manutenção básica das bicicletas em quiosques equipados com as oito ferramentas mais usadas para resolver a maioria das emergências mecânicas. O serviço conta ainda com uma máquina, similar as de refrigerantes, para que os ciclistas possam comprar algumas peças básicas e componentes para reparos.

Aprenda a fazer a manutenção na bike

 Podemos dividir a manutenção da bicicleta em três etapas chamadas de limpeza, ajuste e lubrificação. Os cuidados, apesar de fáceis e simples, demandam certos cuidados já que cada parte da bike exige uma manutenção diferente. Entenda:

 Limpeza: Lave a bicicleta com água e sabão neutro (tomando cuidado para que não molhar os eixos) e depois seque com um pano macio. Uma esponja suave também pode ser usada para ajudar na limpeza dos resíduos.

 Ajuste: Verifique se a suspensão, os freios e câmbios estão bem regulados já que com o tempo a bike sofre um desgaste natural e pode ficar desregulada.

 Lubrificação: Faça a lubrificação das correntes e engrenagens com duas a três gotas de óleo de baixa viscosidade.

 Revisão completa: Ao menos uma vez por ano, a bike precisa passar por uma revisão completa. Este é o momento de levá-la em uma bicicletaria para que cada peça seja limpa enquanto é desmontada e remontada.

 Você faz a manutenção da sua bicicleta? Conte pra gente!

Fonte: Site Faz Fácil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui