Início Últimas Notícias Restrições da Anvisa à publicidade de alimentos e bebidas foi suspensa por...

Restrições da Anvisa à publicidade de alimentos e bebidas foi suspensa por liminar

57
2

Uma decisão da Justiça Federal suspendeu a resolução da AnvisaAgência Nacional de Vigilância Sanitária que restringia a publicidade em alimentos e bebidas com altos teores de açúcar, sódio e gorduras trans e saturadas.

A medida da Anvisa, expedida em junho, também determinava que, dentro de seis meses, as propagandas desse tipo de produtos teriam de veicular alertas sobre possíveis ricos à saúde provocados pelo seu consumo.

A liminar foi emitida no dia 17 de setembro pela juíza Gilda Sigmaringa Seixas, da 16ª Vara Federal de Brasília, e será publicada nos próximos dias. De acordo com a juíza, a Anvisa extrapolou, com o ato, as suas competências e os limites legais. Ainda cabe recurso.

Mais reclamações

Como vem acompanhando o Blog da Saúde, a resolução da Anvisa já provocou críticas e ações do setor alimentício e publicidade.

A Advocacia-Geral da União – AGU recomendou a suspensão da resolução depois de uma consulta apresentada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Nela, a agência é acusada de ter extrapolado suas funções e descumprido a lei prevista na Constituição Federal, que garante ao cidadão formas de se defender contra propaganda de produtos nocivos à saúde ou ao meio ambiente.

Em comunicado, a Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) ressaltou ainda que alimentos e bebidas não alcoólicas não estão na lista de produtos que devem ter advertência, segundo a Constituição. A lista é constituída por tabaco, remédios e agrotóxicos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá somos de uma agência de publicidade e propaganda e gostaríamos de saber como está o andamento deste porcesso. Se a lei foi realmente revogada e com quem conseguiríamos informações mais precisas.
    Desde já agradecemos.

    • Bom dia! Essa foi a última informação divulgada sobre o caso, em 1º de outubro. Até agora, não há novidades ou alterações. Caso tenha novas mudanças, publicaremos no blog. Um abraço, equipe Blog da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui