Início Saúde Física Resolução Normativa busca diminuir taxa de cesáreas

Resolução Normativa busca diminuir taxa de cesáreas

17
0

Desde segunda-feira (6), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) obriga, por meio da Resolução Normativa n° 368, as operadoras de saúde a divulgarem, quando solicitadas, os percentuais de cirurgias cesáreas e de partos normais por estabelecimento de saúde e por médicos.

As novas regras visam estimular o parto normal e reduzir o número de cesarianas desnecessárias. No Brasil, a taxa de cesáreas no SUS é de 40%, enquanto nos hospitais particulares é de 84,5%, segundo dados do ano passado. Na Inglaterra, apenas 22% dos partos realizados são cesáreas. O indicado é que o índice de cesáreas no país seja de 15%, ou seja, apenas quando a mãe ou o bebê correm algum risco.

Para atingir esta taxa, todas as grávidas receberão de seu médico um cartão da gestante, onde estarão todos os dados referentes aos 9 meses: quais vacinas foram tomadas, os exames realizados, as idas ao dentista, o peso, entre outras informações importantes. Estes dados ajudarão o médico a verificar se a futura mamãe está seguindo as indicações médicas e se ela e o bebê estão saudáveis. Se não houver qualquer tipo de risco, o parto poderá ser o normal. Mas se tudo estiver certo e a gestante quiser cesárea, ela terá que assinar um documento onde afirma ter consciência sobre os problemas que podem surgir por causa da cirurgia, como uma infecção.

Além disso, os médicos deverão apresentar uma carta de informação à gestante, que apresentará dados sobre os tipos de parto. A ANS também exige que todos os médicos façam um documento denominado Partograma, gráfico com o registro de tudo o que acontece no trabalho de parto. Assim será possível saber quantos partos normais foram realizados em cada hospital e por cada médico e por quais motivos foi realizada a cesárea. Estes dados poderão ser pedidos pela gestante.

Estas medidas buscam ajudar as mulheres a realizarem o tipo de parto que sonham, sem sofrerem pressão em um momento tão especial e que deve ser perfeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui