Início Saúde Mental Quem tem medo de médico?

Quem tem medo de médico?

59
0

Você sabia que existe fobia de médicos?

A latrofobia, também conhecida por “Síndrome do Jaleco Branco”, é o medo que algumas pessoas sentem ao ter que ir ao médico, evitando ativamente o contato com qualquer profissional da saúde.

Os motivos para que este medo ocorra pode ser desconfiança nos profissionais, experiência negativas vivenciadas, conhecimento de alguma cirurgia malsucedida, etc. “Além de ser uma patologia pouco conhecida, é difícil ser diagnosticada, devido a recusa dos doentes em se consultar com profissionais de saúde”, explica Karla Carbonari, Diretora do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).

Quem é portador desta fobia apresenta agitação, tremores e perda da coerência dos pensamentos quando está próximo a ambientes hospitalares ou a médicos. “Pessoas que sofrem com a fobia tendem a adiar exames médicos de rotina, recorrendo a automedicação como forma equivocada de evitar doenças ou problemas de saúde, prejudicando a prevenção e diagnóstico precoce de algumas doenças”, comenta Carbonari.

Segundo a especialista, o acompanhamento psicológico é importante para reconstruir a autopercepção do paciente, pois o tratamento das fobias se faz com a associação de psicoterapias e medicamentos. “Uma alternativa interessante pode ser a oferta de serviços de acolhimento e até mesmo serviços online ou via telefone para iniciar a aproximação, que busquem fortalecer os vínculos para facilitar a abordagem, com objetivo de reduzir a ansiedade do paciente, tornando possível e menos ameaçador o contato pessoal posterior”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui