Início Saúde Física Queilites: Está na boca do povo

Queilites: Está na boca do povo

84
0

A queilite é uma inflamação labial e pode ser causada por diversos fatores. Suas manifestações assim como frequência e potencial maligno a dividem em quatro principais tipos. Conheça cada um deles e fique atento aos sinais de sua boca.

QUEILITE ACTÍNICA
A queilite actínica é uma das mais graves, pois se a lesão não for tratada de forma adequada pode evoluir para o câncer. Caracteriza-se pelo ressecamento excessivo e aparecimento de manchas brancas no lábio. Tem maior incidência em pessoas que passam grande parte do tempo expostas ao sol sem proteção, entre elas pessoas de pele clara e que não utilizam protetor labial.

QUEILITE ANGULAR
A queilite angular é a mais discreta e comum, popularmente, conhecida como “boqueira”.  Essa inflamação pode aparecer e desaparecer espontaneamente, resultado de deficiência nutritiva, falta de higiene bucal, agentes infecciosos, imunodeficiência, etc.

QUEILITE DE CONTATO
A queilite de contato é causada pela irritação ou sensibilização dos lábios por objetos como batons, instrumentos musicais, odontológicos. Caracteriza-se por edemas em ambos os lábios que podem se estender ao redor da boca. O tratamento geralmente é feito a base de corticóide.

QUEILITE ESFOLIATIVA
A queilite esfoliativa é caracterizada pela escamação persistente do lábio. Pode ser atribuída ao hábito de morder os lábios e é tratada até mesmo com psicoterapia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui