Início Saúde Física Psoríase – Pesquisa traça perfil dos portadores

Psoríase – Pesquisa traça perfil dos portadores

98
19

Diagnosticada como uma doença genética e de causas desconhecidas, a psoríase, segundo o primeiro levantamento epidemiológico feito no Brasil, atinge em sua grande maioria mulheres com idade média de 43 anos.

Dados da pesquisa, realizada pelo Centro Brasileiro de Psoríase e Vitiligo  também apontam que dos entrevistados, 77% afirmam que a doença prejudica sua qualidade de vida, 51% evitam certas atividades por conta da doença e 18% já foram afastados do trabalho.

A Psoríase é caracterizada por placas avermelhadas na pele, pequenas lesões descamativas, que na maioria das vezes coçam. Seu diagnóstico pode ser clínico e confirmado por biópsia, para revelar um quadro bem característico.

Muito se fala sobre a influência dos aspectos emocionais na evolução da doença, porém, segundo o Centro Brasileiro de Psoríase e Vitiligo, já é confirmado que a psoríase faz parte das chamadas doenças Imuno-Mediadas* e precisa de fatores desencadeantes para o seu surgimento.

*quando o sistema imunológico se descontrola e agride o próprio corpo.

Possíveis Causas

– traumas cutâneos: na maioria dos portadores há o Fenômeno de Koebner ou Fenômeno Isomórfico, no qual um trauma repetido na pele sã pode desencadear lesões de psoríase. Isso talvez explique porque é mais comum aparecer nos cotovelos, joelhos (devido a atritos na mesa ou em roupas) e couro cabeludo (por escovas e pentes). Deve-se, portanto, evitar agredir a pele. Lembrar que a exposição ao sol é benéfica, mas queimaduras solares não são.

– infecções: amigdalites ou faringites por bactérias (tipo estreptocócicas) são desencadeantes comuns da psoríase, ocorrendo geralmente o primeiro episódio agudo em crianças ou jovens. Tem aparência de gotas e por isso é chamada psoríase gutata. Infecções por vírus também podem desencadear psoríase. No doente com infecção pelo HIV há piora na pele. Os fungos causadores de micoses, como candidíase vaginal, também podem levar à piora da psoríase.

– medicamentos: é importante o médico assistente saber a existência da psoríase de seu cliente, pois algumas drogas podem desencadear ou agravar a doença. A mais comum das drogas é o corticóide (corticosteróide), via oral ou injetável que pode transformar um quadro leve em severo. Há estudos que demonstram que até mesmo a pomada de corticóides potentes, quando usada em áreas extensas do corpo, pode ser absorvida e causar o efeito sistêmico. Outras drogas relacionadas são os betabloqueadores para doenças cardíacas; o lítio para alterações psiquiátricas; os antimaláricos e alguns antiinflamatórios para dores ou reumatismo.

– emocional: o estresse psíquico intenso ou constante, na maioria dos pacientes, pode desencadear ou agravar a evolução. Porém, pode ocorrer o inverso, isto é, ajudar no controle ou desaparecimento. Hoje, estudos na área da psiconeuroimunologia confirmam suspeitas a esse respeito por médicos, pacientes e familiares.

– ingestão de bebidas alcoólicas: pode piorar ou afetar os efeitos das medicações para psoríase.

– outros fatores: tabagismo pesado; distúrbios hormonais e metabólicos; variações climáticas e outros, já foram relacionados à evolução da psoríase.

Mapa da doença no Brasil

psoriase
Clique para ampliar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tratamento
A cura até o momento não existe. Cada variação da doença pede um tratamento específico, por isso há a necessidade de minuciosos estudos e exames para que o sucesso seja obtido. A maioria dos tratamentos são injetáveis e de alto custo.

*Com informações da Folha de São Paulo e da Clínica Sabbag

19 COMENTÁRIOS

  1. Tenho psoriase a 5 anos e eu gostaria de saber qual shampoo que eu devo usar?

    Eu uso o Stiproxal, mas ele é muito caro.

    Obrigado

    • eu tenho psoriase a 37 anos, somente no couro cabeludo tenho resultado
      com medicamento, nas outras parte do corpo os medicamentos fazem mais mal do que a doemça.
      No couro cabeludo eu uso ( propionato de crobetazol solução capilar 5%) no momento está em falta
      no mercado, mas vc pode pedir p qualquer médico a receita da formula.
      obs: use depois de um banho demorado enxugue bem os cabelos e aplique o medicamento, desta forma
      faz mais efeito, uma vez por semana é mais que suficiente, no resto do corpo bom mesmo e agua do mar e sol, p mim é o que resolve, espero ter ajudado, entendo o que sente principalmente com a auto estima.

  2. ola,meu cabelo está caindo muito,e está com um pouco de caspa,e apareceu algumas manchas na minha pele,pode ser psoriase.obrigado.responda no meu e-mail.

  3. Amigos
    Gostaria de informar que estou usando uma pomada (Neomicina,Dexametasona, niastina e oxido de zinco)manipulada que vem amenizando drasticamente meu problema com a a psoriase caso desejem mais informações sobre qntidade de ca componente me mandem um e-mail rrmenon@ig.com.br. a existe tbm o skincap que tbm custa caro
    ps. Não tenho interesse em venda e nem em lucro, apenas sou um protador que ja sofri muito com isto

  4. gente eu tenho psoriase ha 19 anos, agora faz uns 6 anos que estou usando a pomada cetobeta.e otima, quando estou muito atacada passo a pomada e em 3 a 7 dias estou bem. Procuro tbem nao tomar muito analgesio e anti inflamatorio, pois, percebo que, quando tomo muito remedio ela ataca tbem. Ha essa pomada na ultrafarma e super barata, porem necessita de receita medica.

  5. meu pai tem psioríase no corpo todo e em todas as unhas….não tem tratamento…acho q o governo deveria aposentar dependendo do grau elevado da doença,,, q alem de preconceito, deixa a pessoa em profunda depressão…. o medicamento não é distribuido pelo sus, porque….. meu email é kaydocg@hotmail.com.

    • algum orgão público deveria se importar mais com quem sofre desta doença… não é tão somente estética…as pessoas com esta doença acabam se fechando p o mundo em geral…. alguem devia se importar…

  6. Tenho psoriase desde os 14 anos nos dois cotovelos, já convivo com isso há 9 anos, sentia muita vergonha principalmente na escola. Sempre ia no médico clínico geral e estava tratando como impingem, há duas semanas fui no dermatologista e o mesmo me receitou uma fórmula manipulada, porém tive rejeição da fórmula e me deu queimaduras no local, estou esperando sair as marcas da queimadura para mandar fazer a nova fórmula. Espero que a próxima funcione, pois já gostei 45 reais que não vou poder usar. Deixei a pomada com o médico e pedi que ele desse a mesma pra outra pessoa que precise.

  7. Eu tenho psoriase ,a 12 anos, isso e terrivel, tenho vergonha de sair de casa pq são poucas as pessoas que entende seu problema , a maioria , descrimina a gente,. eu sofro muito com isso , sou muito triste e infeliz por causa desta doença , maldita . vivo a custa de meus filhos que graças a Deus são td que eu tenho de bom na vida. . não consigo mais trabalho , por causa da doença . so quem tem essa doença sabe do sofrimento e preconseitos que enfretamos . tratamento , quase sempre muito caro , e poucas pessoas tem condições de fazer né verdade gente .

  8. minha filha tem 3 anos e tem na região capilar,quando ela esta agitada a coceira e intensa o que posso fazer para amenizar essa aflição

      • Dá sim José Augusto, minha idade é 18 anos e tenho essa doença desde uns 3 anos tbm.
        Aparecia na minha mão esquerda, depois sumiu, apareceu no pé, desapareceu novamente e agora voltou para as duas mãos.

  9. tenho uma filha de 14 anos, a um ano a mesma está com psriase e sofre preconseito na escola, com os amigos e quase toda sociedade que a conhece. Eu acredito se tivesse tratamento pela rede pública ajudaria muitas famílias desesperadas, pois o tratamento é muit caro.

  10. O mais dificil desse coisa chamadapsoríase é que meu organismo não aceita qualquer medicamento e quando aceita se acostuma logo e não faz mais efeito e meu dinheiro vai embora ,pois esses medicamentos são muito caros.Para conseguir do governo precisa estar na cadeira de roda (meu caso tbém é artropatica) ou no fundo do posso(psicológicamente.Ai,Ai.

  11. Para mim que tenho desde os 16 anos e descobri por indicação,porque a medica que eu fui disse que era seborreia e me receitou shampoo para caspa ,anos depois e com a cabeça prateada,caracterizando a psoríase eu comecei usar um shampoo melhor.Por indicaçao de uma farmacia a quem meu pai conhecia uma farmacêutica achei uma formula ideal para mim.Hoje uso esse shampoo apenas quando ela ataca coisa de um mês.Para quem já tentou tudo em medicos e afins desejo sorte pois os ataques de psoríase sao infernais.Vou colocar a formula aqui mas é ideal que procurem um medico mesmo sendo de uso externo.LCD 5%,Octopirox 1%,piritionato de zinco 2%,Proprionato clobetasol 0,1%.Essa é a formula que eu uso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui