Início Saúde Espiritual Projeto da Unifesp ajuda refugiados a aprenderem a língua portuguesa

Projeto da Unifesp ajuda refugiados a aprenderem a língua portuguesa

6
0

Diariamente, vemos notícias sobre a chegada de refugiados em diversos países, entre eles o Brasil. A saída deles do país de origem acontece por causa da guerra. Em busca da paz e de uma vida melhor para seus familiares, milhares de pessoas largam suas casas e tudo o que conquistaram. Precisam se adaptar, aprender a nova língua, arrumar um emprego e começar tudo de novo.

Para ajudá-los, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) criou o MemoRef – Memorial Digital do Refugiado, projeto onde alunos do curso de Letras promovem aulas de português e atividades culturais aos estrangeiros. Ao todo, sete estudantes ensinam 20 refugiados inscritos no curso. São pessoas vindas da Síria, de Camarões e da Nigéria.

O grupo de estudantes também desenvolveu um livro didático denominado “Recomeçar: língua e cultura brasileira para refugiados”, que estará disponível para download ainda este mês.

Este projeto visa ajudá-los a ultrapassar a barreira linguística, para que eles possam arrumar um emprego e, assim, comprar comida, construir a vida aqui e trazer todos os familiares que não conseguiram chegar.

Para saber mais sobre a iniciativa e como ajudar, acesse: https://www.facebook.com/MemoRef-Memorial-Digital-do-Refugiado-873059619433839/timeline/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui