Início Saúde Financeira Previdência Privada é uma boa opção para guardar dinheiro?

Previdência Privada é uma boa opção para guardar dinheiro?

67
0

Os planos de Previdência Privada são boa alternativa para quem quer começar a guardar dinheiro para o futuro. Geralmente com débito em conta, você vai juntando mês a mês, quase sem perceber. Além de definir o valor mensal, você pode reduzi-lo e até suspendê-lo, nos períodos de aperto.

Existem basicamente duas modalidades de plano de previdência abertos (oferecidos por instituições financeiras à população em geral): os VGBLs (Vida Gerador de Benefício Livre) e os PGBLs (Plano Gerador de Benefício Livre). A diferença entre eles reside, basicamente, na forma como são tributados.

Atenção aos custos
O maior “porém” dos planos de previdência são os custos envolvidos. Há incidência de duas taxas: a de administração, que é anual, cobrada sobre o valor total da aplicação (em torno de 1,5% a 2%) e a de carregamento, que é mensal e cobrada sobre o valor aplicado. Isso significa que, se você ganha em rentabilidade, pode perder por conta desses custos.

Algumas companhias de maior porte oferecem plano de previdência aos seus funcionários: são os planos fechados, ou os fundos de pensão. A vantagem, neste caso, é que geralmente não há taxa de administração e existe uma gestão especializada que busca sempre as melhores opções de investimento, para maior rentabilidade do plano, prestando contas aos participantes. O funcionário contribui mensalmente e a empresa patrocinadora contribui também, com até o dobro do valor depositado pelo participante, geralmente.

Respeite seu perfil
Antes de decidir, é importante você se informar quanto às opções existentes, comparar custos e expectativas de rentabilidade e respeitar o seu perfil como investidor: se está disposto a correr grandes riscos ou não.

Como o planejamento da aposentadoria é de longo prazo, a recomendação é:

  • começar o quanto antes, para assim ter bastante tempo para guardar dinheiro e atingir seu objetivo (tranquilidade financeira no futuro)
  • conhecer as opções de investimentos existentes e estar ciente do baixo rendimento da caderneta de poupança. Pensando na aposentadoria, é possível compor uma carteira diversificada de investimentos, buscando alternar renda fixa e renda variável.

Os planos de previdência não são a única opção para a sua aposentadoria. Bons investimentos!

Fonte: Finanças Práticas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui