Você é o que você escreve?
Redes sociais, entre outras inúmeras funções, acabam por mostrar as opiniões, desejos e sentimentos pessoais sobre determinado assunto ou sobre o momento da vida em que se encontra.
Porque é impossível não colocar a individualidade ao escrever na rede. Para pesquisadores dos EUA, os tweets (post de no máximo 140 caracteres) serviram para criar o mapa de humor do país baseado nas mensagens digitadas.
Curiosamente, os resultados mostram que a costa oeste é mais feliz que a costa leste e o pico de felicidade dos Estados Unidos ocorre nos domingos de manhã e a maior queda acontece quintas à noite (?).

Para chegar a tal mapa, todas as mensagens de perfis públicos foram analisadas entre setembro de 2006 e agosto de 2009. Através de um filtro, separaram as palavras em um ranking.
O ranking avalia palavras negativas e positivas contidas na mensagem e cria um ‘placar de humor’. Por exemplo, as palavras “diamante”, “amor” e “paraíso” indicariam mais felicidade, enquanto as palavras “funeral”, “estupro” e “suicídio” indicariam menos felicidade.
Dados cruzados e o que se vê é o placar de humor médio de todos os usuários de cada Estado a cada hora. O tamanho dos Estados foi alterado conforme o número de usuários do twitter vivendo lá; quanto maior, mais adeptos.
Possível falha
O contexto da frase não é capturado pelo método. Se estiver escrito “Não estou feliz”, o método contaria a mensagem como positiva devido à presença da palavra “feliz”.
Apesar disso, os pesquisadores ao observarem regiões individuais, notaram que o humor da costa oeste segue o mesmo padrão da costa leste, com um atraso de 3 horas, indicando que cada costa experimenta as mesmas variações de humor ao longo do tempo.
A pesquisa foi realizada pela Universidade Northeastern em Boston e publicada no periódico New Scientist.
Como seria o mapa de humor do Brasil?
[…] Normalmente, encontrar dificuldades para se concentrar, perder o senso de humor ou o temperamento mais rápido do que o normal, podem ser sinais de estresse elevado. Em fases […]
[…] encontrar dificuldades para se concentrar, perder o senso de humor ou o temperamento mais rápido do que o normal, podem ser sinais de estresse elevado. Em fases […]