Início Saúde Social Posts do Twitter para medir o humor

Posts do Twitter para medir o humor

108
2

Você é o que você escreve?

Redes sociais, entre outras inúmeras funções, acabam por mostrar as opiniões, desejos e sentimentos pessoais sobre determinado assunto ou sobre o momento da vida em que se encontra.

Porque é impossível não colocar a individualidade ao escrever na rede. Para pesquisadores dos EUA, os tweets (post de no máximo 140 caracteres) serviram para criar o mapa de humor do país baseado nas mensagens digitadas.

Curiosamente, os resultados mostram que a costa oeste é mais feliz que a costa leste e o pico de felicidade dos Estados Unidos ocorre nos domingos de manhã e a maior queda acontece quintas à noite (?).

O humor dos americanos usuários de Twitter dividido por Estado ao meio-dia e às 23h. O tamanho do Estado reflete seu n° de usuários do microblog. Cor: vermelho = menos feliz; verde = mais feliz)

Para chegar a tal mapa, todas as mensagens de perfis públicos foram analisadas entre setembro de 2006 e agosto de 2009. Através de um filtro, separaram as palavras em um ranking.

O ranking avalia palavras negativas e positivas contidas na mensagem e cria um ‘placar de humor’. Por exemplo, as palavras “diamante”, “amor” e “paraíso” indicariam mais felicidade, enquanto as palavras “funeral”, “estupro” e “suicídio” indicariam menos felicidade.

Dados cruzados e o que se vê é o placar de humor médio de todos os usuários de cada Estado a cada hora. O tamanho dos Estados foi alterado conforme o número de usuários do twitter vivendo lá; quanto maior, mais adeptos.

Possível falha

O contexto da frase não é capturado pelo método. Se estiver escrito “Não estou feliz”, o método contaria a mensagem como positiva devido à presença da palavra “feliz”.

Apesar disso, os pesquisadores ao observarem regiões individuais, notaram que o humor da costa oeste segue o mesmo padrão da costa leste, com um atraso de 3 horas, indicando que cada costa experimenta as mesmas variações de humor ao longo do tempo.

A pesquisa foi realizada pela Universidade Northeastern em Boston e publicada no periódico New Scientist.

Como seria o mapa de humor do Brasil?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui