Início Saúde Física Pneumonia e Diarreia – principais causas de mortalidade infantil

Pneumonia e Diarreia – principais causas de mortalidade infantil

188
15

Reduzir em dois terços a taxa mortalidade infantil é uma das metas do milênio da Organização Mundial da Saúde, assim como melhorar a saúde das gestantes. O prazo é até 2015.

Para isso, junto à UNICEF, a OMS produziu um relatório para saber quais são as doenças que mais matam crianças de até 5 anos de idade, em uma pesquisa que inclui 193 países.

Pneumonia, diarreia e malária, são as que mais ameaçam a saúde dos pequenos, nessa ordem. Sem contar que metade das mortes ocorrem em cinco países: Índia, Nigéria, República Democrática do Congo, Paquistão e China.

Os óbitos, em sua maioria (41%), acontecem quando os bebês ainda são considerados recém-nascidos – com até 27 dias. E a principal causa é alguma complicação do parto prematuro. Em seguida vem asfixia no parto, infecção generalizada e pneumonia.

Muitas dessas vidas poderiam ter sido salvas apenas com o uso de antibióticos, reidratação ou vacinação.

China

A cada hora, um bebê nasce com sífilis na China. A infecção bacteriana sexualmente transmissível tornou-se mais comum em Xangai, maior cidade do país, segundo artigo publicado no New England Journal of Medicine.

Os bebês infectados podem nascer com baixo peso e infecções. A sífilis também pode causar surdez, problemas neurológicos e deformidade nos recém-nascidos.

Brasil

As complicações do parto antes de hora ainda são responsáveis pela maior parte dos óbitos. As mortes por diarreia já diminuíram muito no país.

O desenvolvimento socioeconômico é responsável por boa parte da diminuição das taxas! Que medidas poderiam ser tomadas? Comente.

objetivosdomilenio.org.br

Para saber mais, clique aqui.

15 COMENTÁRIOS

  1. bom que legal que este indice diminuiu eu tava fazendo um trabalho escolar e isso exclareceu tudo!!!
    obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. gostei muito do texto,é o que eu estava procurando para omeu trabalho,pois estou fazendo curso de cuidador de pessoas.obrigada

  3. essas doenças não deveriam ser umas das principais causas e mortalidade infantil, pois são fasseis de curar

  4. Seria muito bom se todos se concientizasse da importancia na saúde da criança,infelizmnte os própios pais se excluem dessa tarefa tão importante.vamos sim continuar com esses recursos e nos unir trazendo mais inovaçoes para totalizar,ouseja,finalizar essa situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui