Início Saúde Física Pesquisadores identificam gene relacionado a doença ELA

Pesquisadores identificam gene relacionado a doença ELA

88
1

Em 2014, uma ação viralizou no mundo e atingiu proporções inimagináveis, apesar de receber um descrédito no início da campanha. O “Desafio do Balde de Gelo” arrecadou cerca de US$ 115 milhões (mais de R$ 377 milhões) para ser investido em pesquisas científicas que buscavam compreender mais sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Apesar da grande popularidade e a participação de famosos, como Bill Gates, Mark Zuckerberg entre outros, algumas pessoas ainda desconfiavam que o desafio geraria algo tão positivo quanto aconteceu esta semana. Uma pesquisa desenvolvida pelo MinE, projeto internacional que analisou o genoma de 15 mil pessoas com doenças neurônio motor, descobriu que um gene específico, o NEK1, pode contribuir para a doença ELA.

O estudo foi publicado na revista especializada Nature Genetics e descrevia a pesquisa a respeito da ELA hereditária. Mais de 80 pesquisadores em 11 países procuraram pelo gene da doença em famílias afetadas. Esta descoberta abre caminho para o desenvolvimento de uma terapia genética para o tratamento da doença.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui