Início Saúde Física Pesquisadores buscam relacionar características do ambiente com a doença celíaca

Pesquisadores buscam relacionar características do ambiente com a doença celíaca

78
0

Doença celíaca é uma condição autoimune, onde o corpo defende-se contra uma infecção. O sistema imunológico confunde as substâncias encontradas no glúten com algo ruim para o corpo e as ataca.

A incidência da doença celíaca é estimada em 1 a cada 100 pessoas no mundo. Os estudiosos acreditam que o ambiente pode estar associado a esta doença.

O objetivo do estudo sueco era explorar os efeitos das estações do nascimento com o risco da doença celíaca, e comparar diferentes áreas e períodos para sugerir os fatores ambientais como relacionados a doença.

Um grupo de pesquisadores da Umeå University teve acesso a dados de cerca de 2 milhões de crianças nascidas entre 1991 e 2009. Ao todo, 6.569 delas foram diagnosticadas com a doença, que passaram pela pesquisa sobre estação, região e ano do nascimento.

A pesquisa notou que os nascidos no verão, na primavera e no outono apresentam 10% mais chance de nascer com a doença celíaca do que os nascidos no inverno.

No entanto, a região também interfere. Crianças nascidas no sul da Suécia (local da pesquisa), onde a luz do sol no verão e na primavera é mais intensa, mostraram alto risco para a doença.

Crianças com menos de 2 anos são mais propensas a desenvolver a doença quando nascidas na primavera, e aquelas com 2 a 14,9 anos são mais propensas se nascerem no verão ou outono.

Com relação ao ano do nascimento, aqueles que nasceram entre 1997 e 2002 são os que apresentam maior risco de desenvolver a doença. E o risco é maior em meninas do que em meninos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui