Início Saúde Física Permanecer muito tempo sentado pode provocar até problemas hormonais

Permanecer muito tempo sentado pode provocar até problemas hormonais

221
0

Com a nova realidade e novo normal trazidos pela pandemia, o home office veio com tudo e talvez para ficar.

Alavancamos os benefícios como ficar mais tempo com a família, conseguir descansar mais, mas também precisamos tomar cuidado com a rotina excessiva de trabalho e a separação entre lazer e produção.

Sendo assim, permanecer muitas horas sem se movimentar pode trazer uma série de danos à saúde, muito além das dores nas costas. O PhD em Neuroanatomia e fisioterapeuta, Mario Sabha, explica que o hábito pode provocar até mesmo desequilíbrio hormonal.

Além do encurtamento muscular que aumenta o risco de lesões e dores, esse hábito pode causar um desajuste na comunicação correta entre os nervos da coluna vertebral, o sistema nervoso central e o sistema nervoso autônomo, responsável por controlar automaticamente a respiração, os batimentos cardíacos e a digestão.

O especialista explica que o desajuste desta sintonia pode causar as parestesias, conhecidas também como formigamentos, que irradiam para os braços.

Um simples alinhamento na colunia nos previne a ir ao médico desnecessariamente, e até o desenvolvimento de algumas síndromes, doenças cardíacas, metabólicas ou problemas de cólon irritável.

Sabha explica que tudo no corpo está conectado e até mesmo os problemas gástricos podem se refletir no sistema nervoso e causar alterações na coluna, provocando desconfortos que duram por anos a fio. Por isso, ressalta, além de praticar atividades físicas diariamente, é imprescindível fazer o alinhamento do corpo.

O cuidado e a atenção precisam ser diários. Criar novos hábitos vai nos ajudar a permanecer bem nessa nova rotina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui