Início Saúde Cultural Patrimônios da humanidade: Conheça os novos símbolos escolhidos pela Unesco

Patrimônios da humanidade: Conheça os novos símbolos escolhidos pela Unesco

105
0

A Unesco (Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas) divulgou esta semana uma lista de 47 manifestações culturais que foram selecionados como novos patrimônios da humanidade.

A lista inclui a tradicional luta no óleo, de Kirkpinar (Turquia), torres humanas e o flamenco na Espanha, a arte de domar falcões na Mongólia e a de produzir biscoitos de gengibre na Croácia, a dança Chhau indiana, a refeição gastronômica dos franceses, a dança das tesouras do Peru, além de outras atividades tradicionais da Bélgica, República Tcheca, Coreia, Mongólia, Marrocos, Qatar, Japão, Síria, México…

Para fazer parte dessa seleção, os organizadores consideram as tradições culturais que contribuem para manter viva a história de um povo. Um patrimônio da humanidade precisa ter importância para todos os povos do mundo. Por isso, sua preservação é de interesse internacional.

Existem dois tipos:

– O cultural: que engloba, por exemplo, centros históricos, santuários e ruínas;

– O natural: que envolve áreas de conservação e parques nacionais.

Como funciona a eleição

Quem decide se uma área vai receber esse título é a Unesco, a entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) que cuida de educação, ciência e cultura. Para se candidatar, o lugar precisa primeiro ser indicado por algum órgão nacional.

Em seguida, as inscrições passam por uma pré-seleção. Depois, os novos patrimônios são selecionados em uma convenção da entidade, que reúne cerca de 700 ONGs e órgãos governamentais de vários países. No entanto, mais difícil que conseguir o prêmio é mantê-lo, pois cada patrimônio precisa de um plano contínuo de preservação.

São poucos os escolhidos: em todo o mundo, há aproximadamente 800 patrimônios da humanidade.

E o Brasil?

O Brasil, dessa vez, ficou de fora. Nenhum símbolo da nossa cultura foi escolhido. Mas você sabe quais são os patrimônios da humanidade que o Brasil possui? Ao todo, são 18.

Centros históricos: São seis – os centros de Ouro Preto (MG), Olinda (PE), São Luís (MA), Diamantina (MG) e Goiás (GO), além do Pelourinho (BA).

Áreas de conservação e reservas naturais: Pantanal (MS e MT), o cerrado (GO), a Amazônia (AM), a mata Atlântica na chamada Costa do Descobrimento (BA e ES), a mata Atlântica do Sudeste (SP e PR), as ilhas de Fernando de Noronha (PE) e atol das Rocas (BA).

Parques nacionais: Os parques nacionais da serra da Capivara (PI), de Jaú (AM) e do Iguaçu (PR).

Conjunto arquitetônico: Nessa categoria que premia importantes obras de arquitetura, a única contemplada é a cidade de Brasília (DF).

Santuários e ruínas: Nesse quesito, o Brasil tem dois patrimônios. O primeiro é o santuário de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG). O segundo são as ruínas de São Miguel (RS).

Aqui, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) inscreve as áreas naturais, enquanto o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) responde pelas culturais.

* Com informações Mundo Estranho e FSP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui