Início Saúde Física Páscoa chegando…Resista aos excessos!

Páscoa chegando…Resista aos excessos!

62
1

Natal, Ano Novo, ressaca de Carnaval…bem, quando você pensou que esse seria o momento ideal para colocar sua relação com a balança em dia o calendário não perdoa! Estamos a exatos 13 dias da Páscoa, feriado recheado de chocolates e doces diversos.

Como resistir à tentação é quase impossível o Blog da Saúde traz uma dica valiosa para que você presenteie a quem ama com muita saúde.

Dê preferência aos ovos feitos com chocolate amargo. Ele é menos gorduroso e rico em antioxidantes, que retardam o envelhecimento.

Crianças e o chocolate – Como controlar essa compulsão?

Não tem jeito. Na páscoa as crianças costumam colecionar ovos de páscoa de tanto que ganham, e a curiosidade faz com que todos sejam abertos ao mesmo tempo.

Para que você consiga controlar a ansiedade dos pequenos e não deixar que eles abusem do doce, a professora de nutrição da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, Cíntia Curioni lembra que “O ideal é que haja o consumo fracionado em doses de no máximo 30 gramas por dia”.

Aos adultos, Cíntia também manda seu recado, “Não há problema em cometer alguns excessos por um ou dois dias, se depois a pessoa mantiver uma alimentação equilibrada, consumindo, diariamente, frutas, verduras e legumes, fazendo quatro ou cinco refeições equilibradas diariamente e evitando frituras, doces e refrigerantes”.

Faça você mesmo!

Se estiver com tempo e disposição, que tal você mesmo preparar seu ovo de páscoa? Além de possível fonte de renda extra em seu orçamento você pode incluir em sua receita frutas secas e assim reduzir o valor calórico. Gostou da ideia? Então anote a receita abaixo e tenha uma Páscoa com muita Saúde!

Ovo de Páscoa recheado com doce de frutas

Para o Ovo você precisará de:

• 500 g de cobertura de chocolate meio amargo

Recheio:

• 250 g de doce de frutas pastoso

Modo de fazer:

Separe o chocolate em 3 porções iguais. Coloque 2 porções de chocolate num refratário. Corte a porção restante em pedaços bem pequenos e coloque num outro recipiente.

Leve o recipiente com as 2 porções ao microondas por 40 segundos, na potência alta. Retire o recipiente do microondas e misture até ficar homogêneo. Acrescente o chocolate picado no recipiente com o chocolate derretido e misture até que o chocolate não apresente nenhum pedaço. Este processo chama-se “temperar” e é fundamental para que o ovo não se derreta posteriormente.

Faça o suporte do ovo com cerca de 1/2 xícara (chá) de chocolate  meio amargo derretido e temperado.

Modele o ovo utilizando a técnica para ovos com cascas recheadas. A técnica consiste em, com o pincel, fazer uma camada de chocolate nos moldes para os ovos, levar à geladeira para secar e repetir o procedimento até obter uma boa consistência para rechear.

Recheie com o doce de frutas, deixando 1cm da borda sem rechear. Deixe na geladeira por 5 minutos. Depois, coloque o restante do chocolate por cima do recheio até cobrir. Deixe na geladeira até secar).

Decore o ovo: Depois que os ovos estiverem secos e desenformados, com um rolinho de espuma espalhe uma camada de chocolate  em cada metade do ovo dando uma finalização texturizada. Leve à geladeira para secar.

Montagem: Aqueça levemente uma assadeira ou placa de alumínio, coloque rapidamente as metades do ovo e cole-as em seguida, segurando até secar. Coloque um pouco do chocolate  meio amargo sobre o suporte de chocolate e apóie a base do ovo. Segure até secar. Embale-o com celofane transparente e prenda-o com um laço de fita.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui