Início Saúde Mental Para cumprir as promessas de Ano Novo

Para cumprir as promessas de Ano Novo

6
0

Se você, todo dia 31 de dezembro, faz uma listinha de promessas que pretende cumprir no ano seguinte e, no mesmo dia, se chateia por não ter conseguido cumprir a lista do ano anterior, não se preocupe: você está entre os milhões de pessoas que se comprometem a realizar coisas que nunca conseguem.

Mas, por que é tão difícil cumprir as promessas que você faz para si mesmo? “Porque você pode prometer muitas coisas ao mesmo tempo e não ter foco. Quem tem objetivos deve começar com os atingíveis e ir aumentando o grau de dificuldade aos poucos”, ensina a terapeuta floral Maria Aparecida das Neves, que também é formada em Psicologia.

Assim, se você é fumante, está acima do peso e não tem um bom emprego, é natural que queira prometer corrigir todas essas situações em um ano. “Mas, é preciso lembrar que você, provavelmente, não ganhou peso e nem começou a fumar em um ano. Então, que tal prometer parar de fumar e realizar contatos para viabilizar um emprego? São metas ambiciosas, mas que podem ser cumpridas com planejamento. Querer tudo de uma só vez é que mina suas energias”, diz a terapeuta floral.

Ela fala que a motivação para buscar o cumprimento de suas promessas pode estar no tratamento dos sentimentos que o levam a abandoná-las. “A maioria das pessoas que conheço comprometem-se a frequentar uma academia ou a realizar atividades físicas constantes no ano que se inicia. Porém, elas logo abandonam esse objetivo porque se sentem exaustas, abatidas e sem energia. Os Florais de Bach podem tratar esses sentimentos para que elas tenham mais disposição e encarem a atividade, cumprindo a promessa”, exemplifica.

Aqui, Maria Aparecida das Neves fala sobre algumas promessas comuns de ano novo e como os Florais de Bach podem tratar dos sentimentos que levam as pessoas a descumpri-las:

1)      Promessa: “Emagrecerei no próximo ano!”

 Segundo a terapeuta floral, trata-se da mais comum das promessas – e uma das mais sabotadas. Para quem precisa de ajuda, existe uma formulação chamada de ‘Eating Kit’, composta pelos Florais de Bach Crab Apple, Cherry Plum e Chestnut Bud. “É um kit muito popular na Inglaterra, uma combinação preciosa para quem deseja controlar os desejos compulsivos alimentares”, explica. O Crab Apple é um floral indicado para que a pessoa aceite sua aparência e não se sinta impura, convivendo bem com suas imperfeições. É uma força na autoestima. Já o Cherry Plum é indicado quando você sente medo de perder o controle de sua dieta e no simples fato de ser contrariado, tende a compensar na comida. Cherry Plum o ajuda a pensar e agir racionalmente. Para completar o Eating Kit, o Chestnut Bud vem ajudá-lo a não repetir os mesmos erros. Isso porque há pessoas que vivem em dieta eternamente. Elas já sabem como se alimentar corretamente e como escapar das armadilhas alimentares, mas parecem não aprender com suas experiências, sempre cometem os mesmos erros. Chestnut Bud as auxiliará a não repetir as mesmas falhas, ajudando a seguir adiante e alcançar um nível de vida melhor.

2)      Promessa: “Iniciarei e manterei atividade física constante”!

 Você é daqueles que pagam o plano anual da academia e vão apenas um mês? Por que isso acontece? Se o problema é exaustão, o floral Olive pode ajudá-lo a ter mais energia e disposição. É alguém que o desvia do seu objetivo, fazendo com que você realize outras atividades na hora em que deveria exercitar-se? Aprenda a dizer não com o floral Centaury.

3)      Promessa: “Mudarei minha vida profissional!”

 Seja a conquista de um emprego, a mudança de carreira ou algo relacionado à vocação, quem quer cumprir uma promessa ligada à vida profissional precisa de foco. O floral Clematis permite ter um comportamento mais presente, objetivo e atento, mantendo os pés firmes no chão para tomar atitudes de responsabilidade na vida. Já Wild Oat ajuda a descobrir a verdadeira vocação, enquanto Wild Rose o tira do conformismo de achar que as coisas são como são e o faz lutar com mais atitude. Também é importante, neste processo, usar o floral Larch, porque ele é indicado para pessoas com falta de confiança em suas atitudes e opiniões. É ideal para quem tem sentimento de inferioridade e o disfarça usando-se do recurso da falsa modéstia, ou seja, ele admira os outros, mas não acredita que é capaz de vencer e prefere ficar onde está.

4)      Promessa: “Livrar-me-ei de um vício!”

 Vício é um hábito repetitivo que causa algum prejuízo à pessoa. Em geral, quem promete largar um vício o faz porque acredita que aquilo nem é tão ruim assim – ou procuraria ajuda médica, psicológica ou de outro profissional. Porém, os vícios sempre são daninhos, mesmo que eles sejam em coisas lícitas, como cigarro, álcool e até em Internet, um vício novo, mas que está desequilibrando muita gente. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a enfrentar a luta contra o vício de maneira mais tranquila, já que trata dos sentimentos que o levam a repetir essa ação nociva. Mas, os Florais não agem sozinhos e são complementares a outras terapias, principalmente em casos graves.

Para começar, é importante tomar a decisão de querer livrar-se do vício. O floral Cerato o ajuda, porque trabalha na insegurança e na falta de confiança em suas próprias decisões. Depois, é importante também saber dizer não às tentações e aos que tentarão sabotar sua luta, oferecendo um cigarro, um chocolate (sim, a comida pode ser um vício) ou uma dose de álcool. Para aprender a dizer não, use o floral Centaury. E para não repetir os mesmos erros, use o floral Chestnut Bud.

5)      Promessa: “Terei mais paciência!”

 Alguém no carro da frente demora a sair quando o semáforo abre e você buzina, irritado. Seu filho leva um tempo a mais para raciocinar na hora da lição de casa e lá vem bronca! Você só não xinga seu chefe para não perder o emprego mas, se você é o líder, não tem a menor paciência com a ‘lerdeza’ da equipe. É, amigo, você realmente precisa ter mais paciência – até para preservar sua própria saúde. O floral Impatiens é indicado para pessoas que não têm paciência com as demais. Com raciocínio rápido, elas geralmente se irritam com quem não consegue acompanhá-las. É uma característica de Impatiens negativo explosões nervosas que passam rapidamente.

As pessoas do tipo Impatiens se esgotam mais rápido que as demais porque pensam e agem mais rápido, completam as frases dos outros e não aceitam ajuda. Elas têm o desejo de trabalhar sozinhas, em seu próprio ritmo, sem precisar aturar pessoas de fora. Por isso, não desejam ser líderes e se esquecem de que há uma interdependência natural entre os seres humanos – e que ninguém é autossuficiente.

Os Florais de Bach são essências extraídas de plantas e flores. São totalmente naturais, podem ser tomadas por pessoas de todas as idades e não possuem contraindicação. A chave para receitar o floral é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito detectado por Edward Bach ao criar o sistema. Trata-se de uma terapia complementar, não dispensando tratamentos médicos tradicionais quando há doenças envolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui