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Para começar a correr

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A corrida é uma atividade física que traz diversos benefícios à saúde, além de garantir músculos definidos e perder gordura.

Segundo neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, este exercício gera mais receptores de endorfina, hormônio do prazer, do que qualquer outro exercício. Além de provocar o bem-estar e a libido, a corrida estimula o raciocínio; melhora a memória e outras funções cognitivas; fortalece o sistema imunológico e ajuda na saúde do coração.

Em uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, pediram que pessoas sedentárias e com dificuldade para dormir incluíssem na rotina trotes de 20 a 30 minutos dia sim, dia não. No fim, notou-se uma melhora no sono, o tempo que demoravam para dormir diminuiu, consequentemente, as horas dormidas aumentaram (cerca de 60 minutos a mais).

São tantos retornos bons que dá vontade de sair correndo agora. Mas, espere. Alguns cuidados devem ser tomados antes de tudo.

  • Consulte um cardiologista e um ortopedista, para evitar forçar o coração e os joelhos;
  • Use um tênis próprio para corrida com amortecedores;
  • Antes de se exercitar, alimente-se. Cerca de duas horas antes, coma algum carboidrato leve (por exemplo, o pão).
  • Hidrate-se antes, durante e depois. Pode ser com água ou isotônico.

Dica para iniciantes:

Comece com uma caminhada com duração de 30 minutos. Aos poucos, quando já sentir uma certa facilidade, vá alternando uma caminhada rápida com uma leve. Com o passar dos dias, vá correndo e caminhando rápido. No fim, corra direto por 30 minutos.

Segundo especialistas, correr por 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove uma gasto energético de aproximadamente 600 calorias.

Antes de qualquer atividade, alongue-se. E nunca exceda o seu limite. Mantenha o foco e a concentração.

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