Início Saúde Física Papa Francisco e seu (único) pulmão

Papa Francisco e seu (único) pulmão

52
0
Foto: Reuters

Logo que foi anunciado o nome do novo Papa, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, começou um festival de perguntas sobre sua origem, passado e saúde: De onde veio? Qual o seu passado? Tem problemas de saúde? Esta última pergunta revelou que o Papa Francisco (como deve ser chamado pelos fiéis) vive com apenas um pulmão. Diante dessa informação, surgem dúvidas: É possível levar uma vida saudável com apenas um pulmão? Quais as limitações?

Especialistas de todo o mundo comentaram o caso e a opinião compartilhada é de que o Papa Francisco (76 anos) não deve enfrentar limitações nem problemas de saúde por conta da retirada de um pulmão quando jovem.

Ao se tratar de uma cirurgia realizada há muito tempo, perto de seus 33 anos, o organismo do novo Papa teve tempo suficiente para adaptar-se a viver com apenas um pulmão completo, de maneira que pode levar uma vida absolutamente normal, destaca reportagem do portal El Mundo.

“Não é estranho que em pacientes com apenas um pulmão vemos uma capacidade pulmonar de 80% – 85%, inclusive com uma boa adaptação a exercícios físicos”, declarou o Dr. Eusebi Chiner, secretário-geral da Sociedade Espanhola de Pneumologia (em português), ao El Mundo.

  • O fato de não ser fumante também justifica – e muito – a disposição do Papa. O hábito de fumar poderia provocar algum tipo de insuficiência respiratória que, pelo menos, não parece apresentar no momento. O cigarro, além disso, deixar o único pulmão muito comprometido e com possibilidade de desenvolver doenças como o câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui