Início Saúde Física Paciente toca e canta durante cirurgia de extração de tumor cerebral

Paciente toca e canta durante cirurgia de extração de tumor cerebral

73
0

Durante o procedimento de extração de tumor cerebral é comum que o paciente receba uma anestesia geral, para não sentir dor e dormir. Mas para toda regra há uma exceção. Em Santa Catarina, a exceção tem nome e sobrenome: Anthony Kulkamp Dias.

Anthony permaneceu acordado, tocando violão e cantando durante toda a cirurgia. Esta técnica de manter o contato verbal e motora entre o paciente e o médico chama-se Monitorização Cerebral, que evita lesões em áreas sensoriais, motora e da fala. Esta técnica é utilizada quando o tumor encontra-se próximo a áreas com funções especiais do cérebro, pois há o risco que elas sejam perdidas caso ocorra alguma lesão durante o procedimento. Ao manter Anthony cantando e tocando, os médicos puderam monitorar em tempo real suas funções.

O rapaz de 33 anos descobriu que estava com um tumor no cérebro dias após o nascimento do filho. Ele sentia dificuldades na fala e buscou ajuda médica.

Durante a cirurgia, ele tocou Yesterday, dos Beatles; uma canção em alemão; Telefone Mudo, do Trio Parada Dura e, em homenagem ao seu filho de meses, Emanuel, música criada por Anthony.

Assista ao vídeo: http://migre.me/q8eh5

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui