Início Saúde Física Especial Câncer Outubro Rosa – Mamografias realizadas no SUS crescem 41% em dois anos

Outubro Rosa – Mamografias realizadas no SUS crescem 41% em dois anos

92
0

De acordo com o Ministério da Saúde, as mulheres com idade entre 50 e 69 anos estão mais atentas à prevenção do câncer de mama do que há dois anos. Nessa faixa etária, seccionada como faixa prioritária, foram feitas 1.022.914 mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS) de janeiro a junho deste ano, um crescimento de 41% se comparado a igual período de 2010. No total, incluindo todas as faixas etárias, foram realizados 2.139.238 exames.

Para ampliar ainda mais a assistência oncológica no Brasil e atingir, principalmente, as mulheres das camadas mais carentes da população, o Governo vai desenvolver o Programa de Mamografia Móvel. O programa consiste na liberação de Unidades Oncológicas Móveis que percorrerão locais estratégicos dos municípios (definidos pelas secretarias de saúde) para a realização das mamografias. A sua implantação está prevista para este ano, em todo o País.

Campanha 2012: “Cuidar da sua saúde é um gesto de amor à vida” / Ministério da Saúde.

Outubro Rosa – é um movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama. O mês marca a luta e a superação de mulheres que estão ou estiveram em tratamento. Em significado ao movimento, vários prédios da Esplanada como o do Ministério da Saúde, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Catedral de Brasília, do Museu da república da Torre de TV, do Palácio do Buriti, da Ponte JK e da Torre Digital, terão iluminação diferenciada, tendo sua fachada iluminada de cor-de-rosa.

Cartilha do Instituto Nacional de Câncer (INCA) esclarece sobre o câncer de mama, leia AQUI.

Olhe, sinta e perceba o que é normal para suas mamas. Em caso de alterações, procure um médico. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui