Início Outubro Rosa Outubro Rosa: Acesso do público prioritário à mamografia cresce 37%

Outubro Rosa: Acesso do público prioritário à mamografia cresce 37%

44
0
OutubroRosa_ministério
Ministério da Saúde

O ano passado trouxe boas novas no que diz respeito ao câncer de mama, 2012 registrou um aumento significativo no número de mamografias realizadas na faixa prioritária, de 50 a 69 anos, no Sistema único de Saúde (SUS). Em comparação com 2010 o crescimento foi de 37%.

No total, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010. Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde dá início da campanha para conscientização das mulheres sobre o tema (disponível no site), reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.

Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa, é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. A cor simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no país.

A Lei 12.732/12, conhecida como Lei dos 60 dias, também é outra estratégia importante na luta contra o câncer, garante aos pacientes o início do tratamento em no máximo 60 dias após a inclusão da doença em seu prontuário, no SUS. O prazo máximo vale para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição médica.

O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

Fonte: Ministério da Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui