Início Saúde Corporativa Os ruídos podem sim ser criativos

Os ruídos podem sim ser criativos

46
0

música_trabalhoUm ambiente de trabalho cheio de gente é um ótimo cenário para conflitos de preferência sonora. Se o seu trabalho necessitar de um mínimo de concentração e criatividade, provavelmente você já se deparou com algum incômodo relacionado ao barulho. Alguns preferem o silêncio, outros uma música de fundo para estimular.  A solução? Fones de ouvido! Mas o que será melhor para estimular a criatividade no trabalho? Será que o ruído é sempre ruim para concentração?

Ruídos em níveis elevados aumentam os níveis de processamento no cérebro, que podem levar à distração e dispersão. No entanto, isso pode ser afinado para chegar a um nível ideal de estímulo que faz com que a criatividade aumente. Com o som ambiente adequado, as ideias tendem a surgir com mais facilidade. É isso que afirma uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Illi­­nois em Urbana –Champaign (EUA).

O artigo “Is Noise Always Bad? Exploring the Effects of Ambient Noise on Creative Cognition” (ou “O ruído é sempre ruim? Explorando os efeitos do ruído ambiente na cognição criativa”, em tradução livre) aponta que níveis baixos (50 db) a moderados (70 db) de sonorização melhoram o desempenho nas atividades criativas, pois dificultam o nível de processamento, promovendo a interpretação, a abstração e, consequentemente, a criatividade.

Com base na pesquisa o americano Justin Kauszler desenvolveu o site coffitivity, uma mistura dos termos coffee com creativity (café e criatividade em inglês, respectivamente). Ao dar o play, as pessoas podem ouvir o som ambiente de uma cafeteria enquanto trabalham nas agências e escritórios fechados, longe dos ruídos naturais.

O aplicativo é bem simples e contém gravações de ambientes como cafés e universidades em diferentes horários. Além disso, você pode enviar seus próprios áudios e é incentivado a compartilhar o que você está fazendo enquanto tem sua mente turbinada pelo sonzinho do app.

blog_piscandoRoxoE para você o que é melhor? O ruído ou o silêncio?

*Com informações da Gazeta do Povo e do Papo de Homem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui