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Os benefícios da meditação

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A meditação é uma prática tradicional que envolve a mente e o corpo, proporcionando serenidade e melhora da concentração.

Enquanto a meditação é relacionada a religião e o espírito, popularmente este método é utilizado para relaxar e reduzir o estresse.

De acordo com o National Center for Complementary and Integrative Health (NCCIH), a meditação é praticada por cerca de 18 milhões de adultos nos Estados Unidos, ou seja, 8% da população.

A razão desse sucesso consiste nos benefícios à saúde já comprovados pela ciência. Conheça alguns deles:

Redução do envelhecimento do cérebro e melhora da memória 

O estudo foi realizado com 100 indivíduos com idade entre 24 e 77 anos, onde apenas metade praticava a meditação. O grupo de praticantes apresentou uma redução na perda da massa cinza do cérebro bem maior que os não praticantes.

Um outro estudo, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, em 2012, sugere que o mantra da meditação, um método de concentração que palavras, frases ou sons são repetidos, pode ajudar pessoas mais velhas a reduzir a perda de memória.

Os pesquisadores da Thomas Jefferson University Hospital, na Filadélfia, encontraram que 12 minutos de um mantra de meditação diário por 8 semanas provoca a melhora da função cognitiva e da memória.

Redução da dor 

As dores crônicas mais sentidas incluem a dor nas costas, na cabeça e no pescoço.

No último ano, um estudo realizado pelo Centro Médico Wake Forest Baptist, nos Estados Unidos, encontrou que 8 semanas de um programa de meditação incorporada com yoga reduziu a frequência e a gravidade das enxaquecas.

Recentemente, um estudo publicado no Journal of Neuroscience, mostrou que indivíduos que praticavam meditação apresentaram 44% de redução na resposta emocional da dor física e 27% de redução na dor intensa.

Melhora do sono 

Em 2014, um estudo reportou que a meditação promove sono de qualidade entre os adultos mais velhos.

Além disso, pesquisadores do Canadá encontraram que a meditação melhora o humor e a qualidade de sono dos adolescentes com câncer.

Melhora da saúde do coração                                

 Pressão sanguínea alta é o maior risco para ataque e outras doenças do coração. Enquanto uma mudança no estilo de vida, como dieta e atividade física, são importantes para reduzir a pressão sanguínea, um recente estudo sugere que a meditação pode ser efetiva.

Liderado por Dr. Robert Schneider, diretor do Institute for Natural Medicine and Prevention at the Maharishi University of Management, o estudo envolveu 48 homens e mulheres com pressão sanguínea alta.

Metade dos participantes executaram durante 16 semanas um programa de meditação, enquanto a outra metade mudou o estilo de vida, como redução do peso e exercícios físicos. A equipe encontrou que os dois grupos apresentaram redução da pressão sanguínea.

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